sábado, 25 de novembro de 2017

Trens da Linha 9 da CPTM circulam por uma via após passageiro cair nos trilhos

Usuários da CPTM dizem que homem caiu ao tentar entrar no trem. Empresa diz que imagens de câmeras de segurança mostram que homem tentou se suicidar.
Um homem de 45 anos caiu entre os trilhos e a plataforma da estação Pinheiros na manhã desta sexta-feira (24). Segundo agentes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrevistados pela reportagem logo após o episódio, ele foi empurrado pela multidão e ficou ferido. Passageiros que estavam na plataforma no momento do acidente também afirmam que ele caiu ao tentar entrar no trem. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas e passa por cirurgia.

No entanto, a assessoria da CPTM diz que, segundo avaliação das imagens de câmeras de segurança, o homem tentou o suicídio. "A CPTM informa que nesta sexta-feira, por volta das 7h45, imagens do circuito interno de segurança flagraram o momento em que um trem partia e um usuário saiu correndo pela plataforma e se atirou na via férrea".

O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom) como "suicídio tentado". No documento, uma das testemunhas é uma vigilante que atendeu o homem após o acidente. Ela disse que o homem teria afirmado que queria se matar e que não queria perder o emprego.

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informa que "o local e o trem serão periciados e as imagens das câmeras da estação serão analisadas". O G1 solicitou as imagens para a CPTM, mas a companhia disse que não poderia passar já que estas foram encaminhadas para a polícia.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) quebrou a grade que separa os trilhos da Marginal Pinheiros para socorrer a vítima. Procurada, a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas não informou seu estado de saúde.

Os trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM chegaram a circular por uma só via e com velocidade reduzida. Às 12h, a velocidade estava normal.

‘Preso pela cintura’

A designer Soledad Cifuentes, de 38 anos, estava indo para o trabalho nesta manhã quando presenciou o homem preso entre o vão e a plataforma. Ela estava descendo as escadas para pegar o trem quando ouviu as pessoas gritarem. Quando olhou, viu o homem preso entre a plataforma e o trem.

Segundo ela, o trem começou a sair, e o homem se debatia. “Quando o trem terminou de passar ele caiu na linha”, relatou ao G1. Para Soledad, ele tentou entrar no trem na hora em que as portas estavam fechando.

O analista de infraestrutura Alex Ataydes, de 31 anos, também viu o homem preso no vão. "No que o trem passou, já vi um vulto caindo no trilho. Ele estava vindo sendo arrastado". Segundo Alex, o homem chorava de dor quando estava caído e estava com o braço muito machucado.

Passageiros que também estavam na estação no momento do acidente também relataram em redes sociais que o homem teria caído no vão entre o trem e a plataforma.


G1 -24/11/2017

Nenhum comentário: