quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Metrô de SP terá novo túnel da Estação Consolação à Paulista


Obra servirá para aliviar a superlotação na passagem entre as duas estações; 22,5 mil pessoas circulam pelo local nos horários de pico.
SÃO PAULO - O Metrô de São Paulo vai construir um novo túnel para ligar as Estações Paulista, da Linha 4-Amarela, e Consolação, da Linha 2-Verde. O objetivo é tentar aliviar a superlotação no local. A conexão foi apelidada de “túnel dos pinguins” graças à comparação de um ex-presidente da empresa, ao descrever o fluxo lento de passageiros. Já foi aberto o processo para contratar o projeto executivo da obra, que será financiada pelo Banco Mundial. 
O traçado do novo túnel será definido pelo projeto a ser contratado. Quem anda ali todo dia, entretanto, espera que o trajeto seja menor. “É muito longo. Mesmo sem estar lotado, o percurso de uma plataforma à outra demora cinco minutos”, reclama a analista Eliane Oliveira, de 30 anos. “E quando lota muito, como hoje (terça-feira, 7), desligam a plataforma.”
A passagem - na verdade, são três túneis interligados - tem 171,6 metros de extensão. Hoje, afirma o Metrô, por lá circulam 22,5 mil pessoas nos horários de pico da manhã e da tarde.
Inaugurado juntamente com a Estação Paulista em setembro de 2011, o túnel se mostrou subdimensionado desde o primeiro dia de operação no horário de pico. Grades tiveram de ser instaladas para separar o fluxo de passageiros e o piso tátil original, voltado para pessoas com deficiência visual, teve de ser alterado. 
A ideia agora é que o túnel existente seja de mão única, apenas para passageiros que vão para a Estação Consolação, na Avenida Paulista. A nova passagem subterrânea será usada para aqueles que seguem para a Estação Paulista, que fica na Rua da Consolação. 
Para o ano que vem, é prevista a abertura da extensão da Linha 5-Lilás, na zona sul, com a promessa de ajudar a melhorar a distribuição de passageiros na rede e desafogar o túnel. Mesmo assim, o Metrô estima que, em 2030, esse volume de passageiros pule para 34 mil pessoas nos horários de pico.
“Quando fica muito cheio, a gente demora muito para passar. É muita gente. Pego ele todos os dias por volta das 7 horas, e é sempre superlotado”, conta a professora Ana Claudia de Assis, de 28 anos. 
Na semana passada, o Metrô publicou no Diário Oficial Empresarial um Pedido de Manifestação de Interesse (PMI) convocando empresas a apresentar projetos para o novo túnel. O recurso a ser usado faz parte de uma verba de R$ 400 milhões que o Metrô contratou com o Banco Mundial para obras da Linha 4.
Segundo o termo de referência do PMI, o novo túnel sairá não da passarela suspensa sobre as plataformas da Linha 4, como o atual, mas sim do corredor que liga a plataforma à saída para a Rua da Consolação. Dali, o túnel seguiria na diagonal do túnel existente, o encontrando na área das esteiras rolantes da Linha 2-Verde. As consultorias serão selecionadas de acordo com critérios do banco. 
As empresas devem comprovar experiência em projetos similares e vão se responsabilizar pelo gerenciamento das obras. O Metrô cadastrará as interessadas até o próximo dia 17. Mas não há estimativa do valor da obra nem prazo de conclusão. 
Segundo os cronogramas públicos do Metrô, divulgados em seu Portal da Transparência, há sete estações que devem ser entregues à população ainda neste ano, incluindo Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela e a prolongação da Linha 5-Lilás entre Brooklin e Chácara Klabin, ambas na zona sul - essa linha ainda terá a Estação Campo Belo inaugurada em 2018.
A Linha 4-Amarela ainda tem duas estações prometidas para o ano que vem: Oscar Freire e São Paulo-Morumbi. Além delas, há nove paradas prometidas para o primeiro trimestre do ano que vem na Linha 15-Prata, o monotrilho da zona leste. A Linha 6-Laranja, rumo à zona norte, continua com obras paralisadas.  
O Estado de São Paulo – 08/11/2017

2 comentários:

Anônimo disse...

Putz ......É brincadeira de mau gosto !

Incompetência pura com má fé . Na inauguração este "túnel dos jetsons" e acaba num "de pinguim" . Pois é , já sabiam que iria dar problema ........mas agora ...... vem tarde !

A Sé é de dar inveja !

SINFERP disse...

Foi capivarada de panejamento