domingo, 26 de novembro de 2017

A cada duas horas uma partida é cancelada ou uma viagem é interrompida na SuperVia (RJ)

Em média, a cada duas horas, um trem da SuperVia tem a partida cancelada ou a viagem interrompida antes de chegar a seu destino final. Isso equivale a quase 11 viagens de trem programadas que são suprimidas diariamente. Dados obtidos pelo EXTRA, por meio da lei de acesso à informação, revelam ainda que, só de janeiro a junho deste ano, foram suprimidas 1.954 viagens. O resultado são vagões mais cheios e plataformas repletas de passageiros aguardando o embarque.
De acordo com dados fornecidos pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp), nenhuma das supressões — nem mesmo as que resultam de interrupções de viagens — foi justificada pela SuperVia. O ramal mais prejudicado pelo cancelamento das viagens no primeiro semestre deste ano, foi o de Gramacho/Saracuruna, com 653 ocorrências. Em segundo lugar, aparece o ramal de Japeri, com 378. Em terceiro, está o ramal de Santa Cruz, com 305 supressões. O vendedor Marcelo Costa, de 37 anos, é um dos passageiros que já foram prejudicados por cancelamento de partidas.
Marcelo Costa usa o ramal de Santa Cruz e reclama que da demora dos trens.
Segundo ele, por conta disso, ocorrem atrasos no ramal Santa Cruz.
— Isso acontece muito. Aos sábados, fico um tempão esperando o trem chegar— disse.
O universitário Cauã Henrique, de 23 anos, mora em Senador Camará, na Zona Oeste. Ele usa o ramal Santa Cruz para ir à faculdade, no Centro do Rio, e também sofre com as supressões.
— Em dia de prova, saio muito mais cedo de casa. Prefiro não correr risco, porque o trem às vezes custa a chegar no horário programado — disse o estudante.
Cancelamento de partidas e viagens interrompidas em número excessivo podem gerar multas para a concessionária. Mas, apesar de 1.954 viagens programadas terem sido suprimidas em seis meses, a SuperVia será multada nem sofrerá qualquer punição. É que um dos aditivos do contrato de concessão prevê que a concessionária pode realizar um índice de apenas 85% do serviço programado. Ou seja, os cancelamentos e interrupções estão dentro do limite de tolerância, já que de janeiro e junho de 2017 foram realizadas, com êxito, 136.830 viagens. Assim, as falhas representam 1,4%, ficando dentro da margem estabelecida no contrato.
Uma das viagens interrompidas antes do fim ocorreu em 26 de janeiro. Na ocasião, um trem que seguia para Santa Cruz descarrilou na altura da Praça da Bandeira. Por conta do incidente, o tráfego ferroviário chegou a ficar interrompido no ramal Santa Cruz. Passageiros da tiveram que caminhar pelos trilhos até chegar à estação. Alguns passageiros tiveram apenas ferimentos leves. A SuperVia explora a concessão do serviço de transporte ferroviário de passageiros desde 1998. O contrato inicial terminaria em 2023, mas em 2010 foi estendido até 2040 pelo governo estadual.
Procurada pelo Extra, a SuperVia emitiu nota informando que seus índices de regularidade (viagens realizadas) e pontualidade são maiores do que os previstos no contrato de concessão. O documento diz que das 140 mil viagens previstas para o período, de janeiro a junho deste ano, a SuperVia realizou cerca de 138 mil, ou seja, suprimiu menos de 2%, enquanto o limite determinado pela Agetransp é de 15%.
Destas supressões, a empresa alega que cerca de metade (1%) foi provocada por fatores externos, como atos de vandalismo ou problemas de segurança pública, enquanto outras estão relacionadas a ocorrências técnicas.
A concessionária destaca ainda que os investimentos que vem realizando no sistema ferroviário, em parceria com o Governo do Estado, são os maiores dos últimos 40 anos. A renovação da frota e as mudanças operacionais realizadas pela atual gestão da empresa são as principais causas do aumento da pontualidade e do número de viagens oferecidas.
A SuperVia reforça o compromisso de garantir cada vez mais conforto e bem-estar aos seus passageiros. Um dos exemplos é o oferecimento de 99% das viagens em trens com ar-condicionado.

O Globo – 26/11/2017

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