quarta-feira, 15 de março de 2017

Trajeto pode incluir linha da CPTM


O projeto de PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) para execução da obra do Trem Intercidades poderá incluir um trecho já em funcionamento da linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que liga São Paulo a Jundiaí. A proposta do Trem Intercidades é ligar cidades do interior, entre elas Americana, à Capital, através de estações em municípios ao longo do caminho.

A ideia de envolver uma linha em operação da CPTM é tornar a parceria mais atrativa aos olhos da iniciativa privada, segundo o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB). O parlamentar, um dos que conduz a negociação do projeto, esteve presente em reunião, ontem, com representantes dos governos federal e estadual e concessionárias ferroviárias.

"O governo estadual está disposto a incluir a linha da CPTM, que liga São Paulo a Jundiaí. Então, quem ganhar essa concessão via PPI vai poder também 'levar' essa linha. Ela já existe, está funcionando. Ali, o investidor privado já vê um saldo de arrecadação, um lucro e já pode se interessar", explicou Macris.

A linha da CPTM se manteria com dois trilhos, enquanto trechos da área restante poderiam ser divididos entre vagões de carga e vagões do Trem Intercidades. "Usariam o mesmo trilho. Em alguns lugares, cabem até seis trilhos. Daria para dois (trilhos) para carga, dois do Trem Intercidades e dois para a CPTM. Dá para pôr, tem espaço para isso", disse o tucano. Ele afirmou que, por dia, a linha da CPTM transporta em média 400 mil passageiros. "Nossa demanda para o Trem Intercidades é, em média, 60 mil passageiros por dia", completou Macris.

REUNIÃO

Para tirar a PPI do papel, Macris pretende reforçar a necessidade do trem junto ao presidente Michel Temer (PMDB), em reunião a ser agendada nas próximas semanas, segundo o tucano. "Queria a participação do governador (Geraldo Alckmin, do PSDB), na reunião para mostrar que isso faz parte da prioridade do governo do Estado".

Todo Dia – 13/03/2017

Comentário do SINFERP

Nada como uma eleição se aproximando em 2018. O pior é saber que tem gente que embarca nisso.

9 comentários:

Anônimo disse...

Rsrsrs . Tão fácil colocar um trem intercidades com velocidades de 120 km/h em via compartilhada com trens de carga . Na teoria , mas na prática é um tiro no pé ! Não virá , só enrolation!

Anônimo disse...

E desde quando uma linha de trem gera lucro . É altamente deficitário .Tiro de um lado que é "público" para financiar o "privado" . Nem uma coisa , nem outra !

SINFERP disse...

Eleição se aproximando, e o tal de Macris aparecendo junto a eleitorado de Jundiai, Americana, Campinas e adjacência. Vários deles fazem a mesma coisa em diferentes regiões. Adoram criar frente parlamentar, e todos amam ferrovia. Desde criancinhas.

Anônimo disse...

Frente Parlamentar pra quê ?
Retiraram tudo, não assumiram o erro e agora veem com "enrolations" .....

"Ouço isto há anos , desde da época do Quércia de tais trens rápidos , mas " ......

Anônimo disse...

Mesmo sendo um projeto bravateiro, o que mais chama atenção é como o governo do Estado quer liquidar de vez, aproveitando a nova onda de neoliberalismo tosco, com a operação estatal do Metrô e da CPTM. Hoje foi anunciado que o governo pretende privatizar a linha 2 verde do Metrô, agora fica bem claro porque Alckmin está sucateando tão rapidamente as suas companhias. Os metroviarios ao menos parecem estar um pouco mais conscientes do futuro sombrio que os aguarda, já os ferrviários continuam dormindo no ponto.
Metrô e CPTM caminham a passos largos para se tornarem apenas fiscalizadores do sistema.

Anônimo disse...

Sucateamento com certeza . É fácil delegar algo que esta ruim e que pode piorar em muito . Avemos Supervia !!!!

Este "neoliberalismo" é para quem ganha dinheiro tais "organizações financeiras" e eles não estão nem aí para a sociedade . Puro Capitalismo Selvagem !

Vcs acham que o Estado fiscaliza algo ! A própria "iniciativa financeira" banca tais políticos ! Os patos , nós , pagamos a conta e irá aumentar !

Nem muito de direita e nem muito de esquerda !

Alias , uma pérola http://g1.globo.com/sao-paulo/sptv-1edicao/videos/t/edicoes/v/falta-de-manutencao-e-desgaste-dos-trilhos-provocam-lentidao-dos-trens-da-cptm/5728956/

SINFERP disse...

O cenário está fartamente favorável para privatizações e concessões. O povo quer o serviço, e pouco se importa se ele vem pela mão pública ou privada.

Anônimo disse...

Serviço . Rsrsrs que não vai acontecer . Pura ilusão!

Exemplo típico : "Supervia" !!!!!

SINFERP disse...

Nunca aconteceu nada de bom com essas "medidas". Só servem para ajeitar a vida dos parceiros privados (deles), e que depois retribuem com generosas "contribuições".