quinta-feira, 2 de março de 2017

Batida entre trens deixa feridos na estação Barueri da linha 8 da CPTM


Quatro pessoas ficaram feridas após colisão nesta manhã na Grande SP. Maquinista teria passado mal e batido em composição parada.
Dois trens colidiram na manhã desta quinta-feira (2) na estação Barueri da linha 8- Diamante CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente deixou pelo menos quatro feridos.
Informações iniciais dizem que o maquinista do segundo trem passou mal e colidiu na composição que estava parada. As vítimas tiveram ferimentos leves.
A circulação foi interrompida no trecho e os trens circulam com velocidade reduzida em toda a linha, em ambos os sentidos.
G1 – 02/03/2017

Comentário do Sinferp

Sem nenhum inquérito, e de imediato, sai a CPTM afirmando que o acidente deveu-se a um mal súbito sofrido pela maquinista. Correu e sentenciou: falha humana. Evidente que, com essa versão, e como houve vítimas, vai  "sobrar" para a maquinista. Talvez com  atenuantes, mas vai "sobrar". O que não ocorre a ninguém, e muitas vezes nem mesmo a ferroviários, é que com a anúncio permanente de tantos investimentos em modernização dos sistemas, em especial os de segurança,  não faz sentido NENHUM acidente que tenha por causa falha humana. A mídia engole a explicação, usuários engolem a explicação, mas é inaceitável que ferroviários aceitem, particularmente os de tração. Onde está a tão cantada modernização, e que custa fortuna para os cofres públicos?

3 comentários:

Anônimo disse...

na hora que eu vi a noticia do acidente pela manhã, está na cara que nao é mau subito. a questao é: porque o trem estava entrando na auxiliar com um trem já estacionado lá?

e se realmente fosse ma subito, o sistema do homem morto tinha atuado. mesmo a 25km/h , a emergencia ia parar o trem rapido.

Anônimo disse...

Vou mais além ! Ok 65 trens , sistema de sinalização não atualizado e operando na sua capacidade máxima ( mais trens com menos "espaçamento" entre eles e com reduzida "ocupação de blocos") e consequentemente menor segurança. E o sistema de sinalização em CBTC ? Parece enfeite e alegoria de carnaval !!!

SINFERP disse...

Boas observações. Perfeitas. Ah, mas é bem mais fácil para a CPTM deixar a bomba explodir no colo da maquinista. Ontem, na TV, o secretário dos Transportes Metropolitanos já deixou claro que essa será a sentença.