Depois de conceder as
linhas 5-Lilás e 17-Ouro à iniciativa privada, o governo do estado já terá
definido o próximo passo no programa de desestatização da malha
metroferroviária da Grande São Paulo. Será a Linha 15-Prata, operada por
monotrilho, que deve passar para as mãos de um ente privado no início de 2018,
segundo divulgado na mais recente reunião do Conselho de Desestatização,
realizada em dezembro do ano passado, mas cuja ata foi publicada no Diário
Oficial apenas nesta semana.
A apresentação do
secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, detalhou parte
do projeto, que prevê a operação, conservação e manutenção pelo vencedor do
certame, por meio do maior valor de outorga. O consórcio receberá como
pagamento parte da tarifa dos usuários do ramal cuja previsão de movimento
diário beira os 500 mil passageiros quando completa.
A novidade revelada
pelo secretário é a fase II das atuais que acrescenta a estação Iguatemi às dez
paradas hoje em operação ou construção. Com ela, o ramal terá 15,3 km de
extensão, faltando então cerca de 10 km até a futura estação terminal Hospital
Cidade Tiradentes. Esse novo trecho não faz parte do escopo do concessionário
que tem apenas a obrigação de operá-lo caso o governo decida seguir com sua
expansão.
O presidente do Metrô
Paulo, Menezes Figueiredo, também presente, acrescentou a possibilidade de
incluir alguns terrenos ao lado das estações para que o concessionário possa
explorá-lo comercialmente como forma extra de receita.
De acordo com o
cronograma apresentado, a assinatura do contrato ocorrerá dentro de um ano, ou
seja, no início do ano que vem, quando parte das novas estações deverá estar
perto de ser entregue.
Metade da rede privada
Caso as licitações de
concessão sejam concluídas, é possível que a rede de metrô e trens
metropolitanos esteja dividida da seguinte forma no início da próxima década:
Linhas 1, 2 e 3 –
Metrô
Linha 4 – ViaQuatro
Linha 6 – MoveSP (caso
o consórcio retome as obras)
Linha 5 e 17 –
Vencedor da concessão
Linha 15 – Vencedor da
concessão
Linhas 7, 10, 11, 12 e
13 – CPTM
Linhas
8 e 9 – Vencedor de possível concessão (ainda em análise)
Revista Ferroviária –
18/01/2017
Comentário
do SINFERP
No caso da CPTM, vão
conceder à iniciativa privada as melhores linhas da empresa (8 e 9), e que já
eram melhores quando passaram da Fepasa para CPTM. Bem, para os “parceiros”
privados “deles” sempre o filé. Jamais o osso.
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