segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Europa planeja dar mais de R$ 1 mil para adolescentes viajarem de trem


A iniciativa visa aumentar o “pertencimento à Europa” e incentivar jovens a conhecer as diferentes culturas.

A União Europeia está planejando oferecer passes de trem no valor de 407 euros, aproximadamente R$ 1.469, para os adolescentes europeus que completarem 18 anos de idade. A medida entraria dessa forma, como um presente que permitiria aos jovens viajar de graça pelo continente por um período de até um mês.

De acordo com a rede americana CNN, o trem é um dos veículos mais utilizados pelos jovens no verão, e um passe nesse valor permitiria que os adolescentes viajassem de forma ilimitada dentro do continente.

Segundo o parlamento europeu, a medida tem como objetivo oferecer aos jovens a oportunidade de explorar a região, realizando um intercâmbio cultural. “A mobilidade de jovens é essencial ao promover um sentimento de pertencimento à Europa”, afirma o relatório da proposta. “Um programa desses permitiria que qualquer jovem, de qualquer classe social ou nível educacional, descobrir a diversidade europeia”, escrevem.

O projeto surge em uma época marcada por complicações político-econômicas na União Europeia, caracterizadas pelas altas taxas de desemprego em diversos países, que tem deixado milhares de jovens sem trabalho, assim como, a crise migratória e a decisão do Reino Unido de deixar o bloco (Brexit).

As passagens de trem gratuitas não são a primeira tentativa da U.E. de convencer os jovens dos benefícios do bloco econômico. A União Europeia também realiza um programa de intercâmbio chamado Erasmus que já beneficiou mais de 270 mil estudantes, proporcionando estudos de um ou dois semestres em qualquer um dos 34 países participantes.

Infomoney – 10/10/2016

Nenhum comentário: