sábado, 13 de agosto de 2016

Governo de SP faz compra bilionária de trens e quase nenhum é entregue


Trens foram adquiridos em contratos assinados em 2013. Empresas não entregaram quase nenhum dos 65 trens comprados.
O Governo de São Paulo fez uma licitação de quase R$ 2 bilhões para comprar trens novos. O negócio foi fechado, as empresas receberam, mas não entregaram quase nenhum trem.

Na Zona Leste de São Paulo, boa parte da população depende de trem. E é um sufoco todos os dias. “Eu pego todos os dias para trabalhar, isso é uma falta de respeito com o usuário. Nós pagamos imposto e nós não temos respeito algum. Nós vamos apertados, em situações subumanas, a gente vai esmagado”, relata o assistente pedagógico Diego Luís de Godói Oliveira.
“Semana passada teve uma falha e eles disseram que foi uma falha na operação. O trem simplesmente parou na via e tivemos que descer e andar pela via”, conta a atendente de laboratório Elisabete Sousa.
Faz mais de três anos que o governo abriu licitação para comprar mais 65 trens para essa linha em dois lotes. A licitação de um lote foi vencida pela CAF, que deveria fornecer 35 trens. A do outro, pelo consórcio Iesa Hyundai Rotem, que se comprometeu a entregar 30 trens. Cada trem deveria ter oito vagões. O valor total do negócio ficou em torno de R$ 2 bilhões.
O Ministério Público de São Paulo começou a investigar irregularidades nessa licitação, como o edital sem tradução para o inglês e a falta de assinaturas de técnicos em documentos importantes, mas os promotores descobriram um problema ainda maior. “Durante a investigação nós descobrimos que os trens que foram adquiridos mediante contratos assinados em 2013 não foram entregues até hoje”, afirma Silvio Marques, promotor do Patrimônio Público.
A produção da CAF está atrasada. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) diz que pelo contrato todos os trens fabricados em Hortolândia deveriam ter sido entregues em São Paulo no dia 4 de junho deste ano e eles custaram R$ 1 bilhão.
Em um depoimento prestado ao Ministério Público no mês passado, o presidente atual da CPTM, Paulo Gonçalves, disse que a CAF já recebeu mais de R$ 146 milhões e, até agora, entregou dez trens. Mas só dois estão funcionando, os outros ainda estão em teste.
Em nota, a CAF informou que não comenta os contratos por causa da cláusula de confidencialidade. O prazo para o consórcio Iesa Hyundai Rotem entregar todos os trens vence daqui a 19 dias, mas até agora, só um foi entregue e ainda não está funcionando.
O Governo de São Paulo, do PSDB, disse que a CAF vai ser punida pelo atraso. A Iesa faliu e a parte dela foi assumida pela Hyundai e pela Rotem. O Governo do estado disse que vai ampliar o prazo de entrega para elas.
“Temos vários trens sendo fabricados em Araraquara. Nós acompanhamos isso. Temos plena convicção de que a Hyundai vai cumprir essa entrega. Até o final de 2017, começo de 2018, a informação é que tenha os 65 trens colocados em operação”, garante Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.
G1 – Wallace Lara - 12/08/2016

3 comentários:

Pregopontocom Tudo disse...

Me diga ai amigo,(parece que)São Paulo(não)Trem Jeito....rrrrrsssss....quem é esse "Santo" todo poderoso que protege tanto essa gente???????....todo dia tem notícia de investigações de corrupção nesse governo,é trem,é metrô,é merenda,é rodo-anel é uma festa....e nada acontece,o santo,São paulo deve ser realmente forte e poderoso.....haja visto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SINFERP disse...

Fácil: com mais de 20 anos por cima da carne seca, e esse governo manda e desmanda na Polícia Civil, Polícia Militar, no Ministério Público, nos Tribunais incluindo o de Contas e na Assembleia Legislativa, na última incluídos TODOS os deputados de TODOS os partidos. Manda nas Igrejas, nas TVs, nos Jornais e em quem mais lhe passar pela cabeça.

Pregopontocom Tudo disse...

E manda o $$$$$ e o povo as favas....simples assim....mais tudo indica que o povo deve esta muito satisfeito,afinal de contas são mais de 20 anos........