quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Estação Paula Souza recebe mais um trem histórico


Sorocaba - SP
A Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária descarregou nesta terça-feira (15) na Estação Paula Souza, área do futuro Centro de Memória Ferroviária Engenheiro Calixto de Paula Souza, em Sorocaba, o terceiro item histórico do acervo: um carro de passageiros construído em 1945 pela Estrada de Ferro Sorocabana nas suas oficinas de Sorocaba. O antigo carro EF-401 pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelo espólio da antiga Fepasa, e veio de São Paulo, onde participou da Casa Cor São Paulo 2016 entre 17 de maio e 30 de julho.
O transporte foi viabilizado em parceria com as empresas Leo Shehtman Arquitetura e Design, MD Assessoria e Comunicação e Tatuapé Guindastes. Dois guindastes e uma carreta de 25 metros são utilizados no serviço. O carro foi reformado internamente e no futuro terá a pintura externa nas cores da antiga EFS.
Sobre o Centro de Memória Ferroviária
O Centro de Memória Ferroviária Engenheiro Calixto de Paula Souza é um projeto desenvolvido pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária (MPF-Sorocabana), entidade de direito privado e sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Tem objetivo geral de preservar locomotivas, carros de passageiros e vagões representativos para a evolução tecnológica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV). Sua implantação é prevista para a Estação Paula Souza, cuja área está em processo de cessão entre Grupo Votorantim e Prefeitura de Sorocaba.
Cruzeiro do Sul - 16/08/2016

Nenhum comentário: