sábado, 11 de junho de 2016

Veja as mudanças do trânsito no entorno do Aeroporto Santos Dumont (RJ)

Dois cruzamentos foram fechados no acesso do Aterro ao Centro. Mais de 30 linhas de ônibus tiveram itinerário alterado na região.

Quem tem viagem marcada a partir do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, para este sábado (11), deve sair um pouco mais cedo para se acostumar com o novo trajeto até o terminal aéreo. Desde a madrugada foram implantadas mudanças no tráfego da região.

A partir de agora, o motorista que vem do Aterro do Flamengo (Avenida Infante Dom Henrique) deve utilizar a alça do Trevo dos Estudantes e entrar na Avenida Almirante Silvio de Noronha (que passa a ser mão única), contornando o estacionamento do aeroporto até sair na área de embarque e desembarque do Santos Dumont.

Quem pela Avenida Beira-Mar também têm novo acesso ao aeroporto, a partir do Trevo dos Estudantes em direção à Avenida Almirante Sílvio de Noronha. O antigo acesso – que seguia pela Avenida General Justo até a Praça Senador Clóvis Salgado Filho – foi fechado.

O trecho da Avenida Presidente Antônio Carlos, entre a Avenida Franklin Roosevelt e a Avenida Beira-Mar passa a funcionar no sentido Aterro do Flamengo.

As alterações no trânsito fazem parte da preparação para a inauguração de mais uma via expressa, prevista para o dia 19 de junho, e para a chegada do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, ao aeroporto.

Atenção aos cruzamentos

Por causa do início da circulação do VLT, a Secretaria Municipal de Transportes também está fazendo alterações no trânsito do Centro para tornar a circulação de veículos mais segura. O cruzamento da Avenida Infante Dom Henrique com a Avenida Presidente Antônio Carlos deixa de existir. Ou seja, o motorista deve seguir pela Avenida General Justo, circular pelo Trevo dos Estudantes até sair na Avenida Beira-Mar ou na Avenida Marechal Câmara.

Itinerários de ônibus alterados

Essas alterações acabam com dois pontos de cruzamento de veículos com os trilhos do VLT. Com o fechamento desses cruzamentos, foi preciso fazer um ajuste no trajeto de 33 linhas de ônibus, a partir deste sábado.

Com novo itinerário as linhas 2018, 2101 e 2145 provenientes da Avenida Beira-Mar com destino à Praça Senador Clóvis Salgado Filho: seguem pelo Trevo dos Estudantes, Avenida Almirante Sílvio de Noronha, Aeroporto Santos Dumont (terminal de embarque), Praça Senador Clóvis Salgado Filho, passando pelo terminal de desembarque do Santos Dumont.

As linhas 010, Troncal 5, 107, Troncal 8, 238, 309, 350, 384, 385, 399, 422, 472, 2014 e 2020 vindos da Avenida Beira-Mar para a pista lateral Avenida Presidente Antônio Carlos: devem acessar a pista central da Avenida Presidente Antônio Carlos e entrar na agulha próximo à Avenida Franklin Roosevelt para chegar à pista lateral.

As linhas 2015, 2115, 2329, 2333, 2334, 2335, 2337, 2338 e LECD 17 vindas do Aterro para a pista central da Avenida Presidente Antônio Carlos: têm de seguir pela Avenida General Justo, Trevo do Estudante, Avenida Marechal Câmara (pista direita), Avenida Franklin Roosevelt (pista direita) e entrar na pista central da Avenida Presidente Antônio Carlos.

As linhas Troncal 1, Troncal 3, 415, 442, 443, 455 e 2017 vindas do Aterro com destino à pista lateral da Avenida Presidente Antônio Carlos: devem seguir pela Avenida General Justo, Trevo do Estudante, Avenida Beira-Mar até chegar à pista lateral da Avenida Presidente Antônio Carlos.

Novas alterações no trânsito do Centro e Zona Portuária estão previstas para a próxima semana, como preparação para a inauguração da primeira galeria do Túnel Marcello Alencar - que substitui o Elevado da Perimetral - no dia 19 de junho.


G1 – Alba Valéria Mendonça - 11/06/2016

Nenhum comentário: