quarta-feira, 29 de junho de 2016

Uma viagem no tempo: Antiga Estação Ferroviária de São Roque (SP)

O primeiro trem de passageiros que chegou a São Roque no dia 10 de julho de 1875 era composto por 3 vagões pequenos. O evento foi recebido com grande festividade na cidade, houve marchinha, rojões e decoração que ia do largo da matriz até o local.
Os correios e telégrafos também passaram a funcionar junto a estação o que contribuiu na evolução cultural da época, já que as malas postais passaram a chegar diariamente com jornais, revistas e livros. E se pensarmos que antes todo o transporte desse material era feito por tração animal, o quão moroso era a troca de notícias entre as regiões, podemos dizer que essa contribuição foi realmente valiosa para a população da época.
Em 2009 a antiga administração adquiriu um trem denominado “Maria Fumaça” com o intuito de alavancar o turismo. Por questões burocráticas entre as concessionarias o trem encontra-se na estação de Mairinque, mas o departamento de turismo trabalha para trazer a locomotiva até São Roque, ainda que ela não possa fazer os trajetos devido os trilhos não estarem em condições de uso, ela traria um charme a mais Estação!
O prédio tem uma bela arquitetura e está em boas condições, porém até o momento não há atividades turísticas sendo desenvolvidas no local, por isso as salas internas permanecem sempre fechadas. Então aconselhamos que possíveis visitas sejam feitas em grupos e durante o dia, garantindo assim mais segurança e diversão.
O local é um belo mirante da cidade, remete a décadas passadas e é sem dúvidas um bom cenário para fotos.  Está localizado próximo ao Morro do Cruzeiro para quem de repente desejar esticar o passeio.

JE Online – 29/06/2016

Nenhum comentário: