sábado, 9 de abril de 2016

Trem do metrô do Recife (PE) para fora de plataforma e coloca passageiros em risco

Foto July Alves
Eram 15h30 da última quarta-feira (6) quando um trem do metrô do Recife parou na estação Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Tudo seria parte da rotina do modal - que na capital pernambucana às vezes não é tão normal - se não fosse o fato de a composição estar fora da plataforma, mesmo sem problemas técnicos aparentes. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) reconheceu o erro nesta sexta (8). O risco que esses passageiros correram faz parte do desafio diário de quem precisa do transporte público.

De acordo com passageira que fez a denúncia através do Facebook do JC Trânsito, Jully Alves, o trem seguia no sentido Cajueiro Seco/Recife e, no momento em que o maquinista parou fora da plataforma, foi alertado por um vigilante que já estava na estação. Mesmo assim, as portas continuaram abertas para o desembarque dos outros usuários. "Uma pessoa, ao descer, foi avisada por outra pessoa para não cair", relatou Jully.

A denúncia foi repassada para a área técnica do metrô, que prometeu abrir um processo administrativo. Depois que o procedimento for iniciado, o prazo para concluir a investigação interna sobre o caso será de 10 dias. O erro, porém, já foi identificado e o maquinista deverá ser orientado, além de receber uma advertência formal.

A passageira afirmou ainda que os trens têm parado com frequência fora das plataformas na linha Sul, que transporta diariamente aproximadamente 120 mil pessoas.


NE 10 – 08/04/2016

Nenhum comentário: