sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Raio atinge rede elétrica da CPTM e passageiros descem nos trilhos

Incidente ocorreu na Linha 9-Esmeralda, por volta das 16h25. Por volta das 19h, passageiros haviam descido aos trilhos e seguiam a pé.

A queda de um raio no sistema elétrico da Linha 9-Esmeralda da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), nesta quinta-feira (18), provocou velocidade reduzida e maior tempo de parada nos trens da linha. A demora fez com que passageiros saíssem dos trens e seguissem a pé pelos trilhos, paralisando a linha.

Segundo a CPTM, às 20h30 os trens da Linha 9-Esmeralda retomaram a operação e iniciaram o processo de normalização.

Em nota, a CPTM afirmou que "usuários que estavam em um trem que trafegava sentido Grajaú e aguardava a autorização para alinhar na plataforma da Estação Cidade Jardim, tomaram a atitude imprudente de abrir as portas e caminhar pela via até a estação que estava a cerca de 200 metros de distância".

Segundo a companhia, a situação só será normalizada quando não houver mais passageiros nos trilhos. Às 19h30, a maior parte dos passageiros caminhava fora dos trilhos, pela ciclovia que fica às margens do Rio Pinheiros. Alguns usuários, no entanto, seguiam pela via férrea.

Por volta das 19h40, funcionários da Estação Pinheiros entregavam novos bilhetes aos usuários que, impossibilitados de seguirem viagem, deixavam a linha.

O raio atingiu a rede elétrica por volta das 16h25, em meio à forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo, nesta quinta-feira, informou a companhia. A velocidade reduzida foi implementada pouco tempo depois e ficou em vigor até a paralisação, por volta das 18h45.

Estado de atenção

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou regiões da cidade, nesta quinta, em estado de atenção para alagamentos. Às 15h33, as zonas Oeste e Sul e a Marginal Pinheiros começaram a ser monitoradas pelo centro. Às 16h08, as zonas Norte e Leste, ao Centro e à Marginal Tietê entraram em atenção.

Nas zonas Norte, Leste, Centro e marginais Pinheiros e Tietê, a medida foi encerrada às 17h06, depois que a chuva perdeu força na região. Menos de meia hora depois, às 17h35, teve fim o estado de atenção nas zonas Sul e Oeste.

Por volta das 18h, ainda chovia na capital. De acordo com o CGE, havia precipitação leve nos bairros do Jaguaré, Lapa, e em parte da Zona Norte. Não houve registro de pontos de alagamentos na capital, segundo o centro. Em Taboão da Serra, na Grande São Paulo houve registro de alagamentos, segundo a GloboNews.

Transporte

Às 17h10, os trens da Linha 5-Lilás do Metrô circulavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações, em função da forte chuva.

Por volta das 16h25, um raio atingiu o sistema elétrico da Linha 9-Esmeralda da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), deixando os trens da linha circulando em velocidade reduzida como medida de segurança. Às 17h15, a medida seguia em vigor.

G1 – 18/02/2016


Nenhum comentário: