domingo, 17 de janeiro de 2016

Japão mantém uma estação de trem funcionando para atender somente uma estudante

O trem faz somente duas paradas na estação de Kami-Shirataki, uma quando uma solitária estudante do ensino médio vai para a escola, e outra, quando ela volta. A empresa Japan Railways estava se preparando para fechar a estação devido a falta de passageiros e de cargas quando percebeu que ela ainda estava sendo usada todos os dias por uma estudante.

Então, decidiram manter a estação aberta até ela se formar. A empresa ainda ajustou o horário do trem com a programação escolar da estudante. Espera-se que a estudante forme-se em março deste ano, quando a estação será, finalmente, fechada.

As pessoas elogiando a empresa e o governo japonês por tornar a educação uma prioridade. “Por que eu não iria gostar de um país como este, quando o governo está pronto para ir uma milha a mais, só para mim”, escreveu uma pessoa na página do GaijinPot no Facebook. “Este é o significado de um bom governo, penetrante, direito ao nível das bases. Cada cidadão importa. Nenhuma criança será deixada para trás!”

O problema de falta de passageiros é devido a baixa recorde da taxa de natalidade no país, o envelhecimento da população, e a diminuição da população ativa, e isso esta afetando o sistema ferroviário do país.

A estação de Kami-Shirataki, por exemplo, fica na cidade de Engaru na zona rural de Hokkaido, que perdeu pelo menos 20 linhas ferroviárias nas últimas décadas, de acordo com a Fortune, com informações do jornal CityLab


Mundo Conectado – 16/01/2016

Nenhum comentário: