quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Alstom deve pagar cerca de R$ 1 bilhão por corrupção no metrô de SP

O Ministério Público de São Paulo e a empresa francesa Alstom, uma das envolvidas nas denúncias de corrupção e desvio de dinheiro público no metrô paulista e na CPTM, negociam acordo para o ressarcimento aos cofres públicos. A companhia deve devolver cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.
Em entrevista à repórter Camila Salmazio, da Rádio Brasil Atual, o deputado estadual Alencar Santana (PT-SP) afirma que o valor pode não corresponder ao prejuízo causado. “Tenho dúvidas em relação ao valor. Se não houver uma investigação mais rigorosa, não será possível chegar à conclusão. Não dá para propor um acordo e trabalhar pela impunidade, não é isso que resolve o problema da justiça.”
Para o deputado, a investigação do Ministério Público peca na falta de transparência, pois há suspeitas de envolvimento de autoridades públicas. “O MP está propondo um acordo com as empresas, mas quem são as pessoas denunciadas, quais são as autoridades públicas envolvidas? Tem muita coisa obscura.”
Alencar ressalta que o principal prejudicado é o cidadão paulistano, que convive com uma estrutura ineficiente de transporte público. “A população sofre no dia a dia com o metrô e trens cheios, demoras e panes, além de obras que não avançam ou que são canceladas. Ao mesmo tempo, uma denúncia de desvio, desde o começo do governo do PSDB em São Paulo, não é apurada com o devido rigor para que se chegue a uma conclusão.”
“A forma como o caso está sendo tratado em São Paulo é horrível. Resolve a questão criminal com uma reparação monetária. Estamos tratando apenas como um negócio”, afirma.
A empresa Alstom é investigada em outros 11 países por oferecer propinas para obter contratos em licitações de transporte público. O pagamento de multados como punição foi adotado pela Suíça, Itália, México e Zâmbia, onde as apurações já foram encerradas.
Alencar acredita que, caso haja um acordo, o dinheiro pode silenciar as investigações e impedir que as autoridades públicas participantes dos esquema de corrupção sejam identificadas. O acerto entre o MP e a empresa não prevê confissão de culpa e nem delação de outras empresas que possam estar envolvidas. “É pouco, mesmo sendo importante recuperar o dinheiro público que foi desviado, mas o Ministério Público deveria abrir investigação sobre as autoridades envolvidas, porque até agora não temos clareza. Só tentativa de acordo não resolve.”
GGN – 01/09/2015

Comentário do SINFERP


De fato: se a Alstom corrompe, pessoa ou pessoas são corrompidas. Cadê esse povo? Só na Petrobrás?

5 comentários:

Pregopontocom Tudo disse...

O mais estranho nessa história de São Paulo,é que somente aparecem os corruptores,ao que tudo indica corrompido mesmo parece ter sido o vento.......

Anônimo disse...

Aqui? Tem cartel sem participação de agente público, tem suborno sem agente público subornado. Incrível!!!! Incrível, mesmo, é o ministério público paulista aceitar todas essas incongruências.

Anônimo disse...

cade os revoltados de SP batendo panela?

SINFERP disse...

Panelaço só contra os desmandos do PT. Por outro lado, a turma do mortadelaço também não mexe para nada, né? Mesmo na bancada da "oposição", tirando esse deputado e todo mundo se fazendo de morto. A blindagem do governo do Estado de São Paulo é fantástica. Bem, mas com mais de 20 anos tomando conta do galinheiro....

Paulo Lima disse...

Ehh gente, o processo não "morreu" não rsrsrrss. Tomara que no final, o resultado de todos esses processos que já dura uns 2 anos. Resulte em cadeia, e quem sabe a renúncia do nosso querido e amigão dos ferroviários (estaria doido falando nisso rsrsrsr...) Geraldo Alckimin? Tomara!!!
Chega desse partido que já está quase 20 anos no poder do estado de São Paulo, e ao invés de investir pesado em ferrovias. Encolheu os trechos da CPTM, parou por várias vezes as obras do Metrô e apoiou (na época de Covas) que FHC privatizasse os trechos ferroviários, para permitir a extinção da FEPASA e acabar de vez com os trens de passageiros (se ao menos o trecho entre Jundiaí a Campinas não fosse privatizado, e deixasse para o Estado. Hoje acredito eu, a Linha 7 já estaria chegando até Campinas. Pena que isso não ocorre...).
Fico muito triste amigos, mais não quer dizer que se entrar outro partido (Tipo: PT ou PMDB(ixiii, pior!!) ou PC do B, DEM ou PSB, PSD ou outros) as coisas vão continuar na mesma m.... e nunca vamos ter trens decentes. Desde a extensão dos Metrôs, CPTM e trem para o interior de São Paulo e Litoral, e extensão até do VLT da Baixada para o restante das Cidades da Região da Baixada. Se continuar esse tipo de política e o povo ainda não saber votar, vamos continuar nessa mesma m...