segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Trem que ligará São Paulo a Cumbica será entregue com 3 anos de atraso

Com 3 estações, linha foi projetada após fim do Expresso Aeroporto. Alckmin nega que linha seria entregue em 2014. 

A linha 13 Jade da CPTM (Companhia Paulista de trens Metropolitanos), que liga o aeroporto de Cumbica à rede ferroviária existente, vai ser entregue pelo governo de São Paulo no fim de 2017. A linha havia sido prometida para ser em 2014  pelo ex-secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Depois de desistir do projeto do Expresso Aeroporto por causa do desinteresse da iniciativa privada em financiar as obras, o governo anunciou, em maio de 2013, que a Linha Jade da CPTM iria atender os passageiros do aeroporto.

Em anúncio da extensão da linha 13, em 2013, Fernandes disse que "as três primeiras estações da Linha 13, que vão até o aeroporto de Cumbica, terão 12 km de extensão e serão entregues em dezembro do ano que vem [2014]. As desapropriações são absolutamente nulas, então é uma obra que nós vamos fazer em 16 meses”, ressaltou Fernandes.

Para Alckmin, uma linha de trem leva cerca de 4 anos para ser finalizada. “A Linha 13 foi licitada em 2012 e começou a obra em 2013. Uma linha de trem geralmente leva 4 anos, começou em 2013 e vai ficar pronta em 2017”, afirmou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) no fim da manhã desta segunda (31) após participar da inauguração de um novo trecho do Corredor Metropolitano Guarulhos, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira.

Inicialmente, a Linha 13-Jade terá 12,2 km de extensão e três estações: Engenheiro Goulart (na Zona Leste de São Paulo), Cecap e Aeroporto de Guarulhos (em Guarulhos). A estação Engenheiro Goulart será reformada e ganhará mais uma plataforma, já que uma é destinada aos passageiros da Linha 12- Safira, que já existe, e outra será reservada para o trem da Linha Jade. O investimento dessa primeira fase é de R$ 1,2 bilhão.

Dos 12,2 km da linha, 8 km serão elevados e passarão em cima da rodovia Ayrton Senna, do Parque Ecológico Tietê e rodovia Presidente Dutra.

Durante a cerimônia na Vila Galvão, em Guarulhos, o governador criticou atraso do governo federal no repasse de verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

“Temos R$ 250 milhões do PAC, mas não recebemos nenhum centavo. Então nós estamos tocando as obras exclusivamente com recursos do governo do estado”, afirmou sobre a verba prometida pela União para a construção da Linha Jade.

Os trens da Linha Jade terão um modelo diferenciado dos demais e terão bagageiro. “O edital dos trens deve ser licitado agora no mês de setembro. São oito trens novos que serão adquiridos já com essa característica”, afirmou o atual secretário de Transportes Clodoaldo Pelissioni.

Indagado sobre o motivo do atraso na entrega da linha, Pelissioni falou que a dificuldade foi a falta do recebimento de recursos do PAC. “Eram R$ 250 milhões para se comprar os trens, energia, sinalização, todo o sistema de telecomunicações, o dinheiro não veio ainda. Então estamos atrás de alternativas, pois precisamos licitar esses serviços e executá-los e demora entre um ano e meio e 2 anos”, argumentou.

As obras civis da linha 13 devem ser concluídas no início de 2017.

G1 – Tatiana Santiago - 31/08/2015

Comentário do SINFERP


Ele nega, é claro. A “culpa” é do governo federal, é claro.  Coitado. Ô dó!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

O governo federal virou o bode expiatório para o fracasso do plano modernização e expansão da rede metroferroviária. Longe de defender o gocerno federal, que é merecedor de muitas críticas, mas a cara-de-pau do Governo de São Paulo chega a ser revoltante.
São Paulo ainda vai pagar muito caro por essa extrema blindagem a esse grupo político chefiado pelo Governador. A conta desse "cheque em branco" vai chegar mais rápido do que se pensa .

SINFERP disse...

Também não defendemos o governo federal, mas você tem a mais completa razão: a blindagem em torno do governo do Estado de São Paulo passa de qualquer limite. Apenas lamentamos que as chamadas "oposições" fiquem de boca fechada em relação a isso tudo.

Paulo Lima disse...

Ai Ai aiiii....Lembro que o então Sr Ex-Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes (também prometeu tando que em poucos anos, a Linha 7 Rubi, estaria chegando a Campinas) junto com seu amigão Alckimin, que faria de tudo e seria possível (como se fosse fácil) que esse trem entre São Paulo ao Aeroporto de Cumbica, ficaria pronto para Copa do ano passaodo, e ainda eles falaram que seria possível sim. Meus Deus do céu... agora que já passou a copa, então eles não tem mais pressa para acelerar as obras?? Vergonha né, Sr Geraldo Alckimin???? E esse Ex-Secretário de Transporte, Jurandir. Já sumiu e deve está aqui em Campinas( ele é daqui de Campinas) numa Chácara luxuosa, morando de boa e só rindo da cara da agente que defende muito a melhoria do transporte e dos usuários que até hora sofre com péssima qualidade dos transportes.