sábado, 15 de agosto de 2015

Após falha, passageiros saltam de um trem para outro em SP

Incidente aconteceu no início da tarde de quinta, em Francisco Morato. Vídeo mostra que portas entre composições não ficaram alinhadas.

Um problema em uma composição da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em Francisco Morato, na Grande São Paulo, fez com que passageiros se arriscassem na tarde de quinta-feira (13). Os usuários da Linha 7-Rubi tiveram de saltar de um trem para outro. Ninguém ficou ferido, de acordo com a companhia.

Segundo a CPTM, o procedimento de transferência é feito sempre com o auxílio de seguranças quando há ocorrência em um trem no trecho da via férrea, longe das estações.

O incidente aconteceu no início da tarde, entre as estações Francisco Morato e Baltazar Fidélis. Um vídeo feito pela leitora Cacilda Moura Braz foi enviado à redação pelo VC no G1. As imagens mostram o momento em que o maquinista anuncia que abrirá as portas e as pessoas passando de uma composição para outra.

“As portas não ficaram alinhadas”, disse ao G1 a professora de 47 anos. “Muitos desceram até o chão para subir na outra composição.” A mulher, que pega diariamente trem em direção a Perus, na Zona Norte de São Paulo, afirmou que problemas nas composições são frequentes.

Ela acrescentou, porém, que a falha de quinta-feira foi a mais grave que já enfrentou. “Ficamos uma hora parados. Cheguei atrasada ao trabalho. Registrei as imagens para minha chefe”, completou.

Em nota, a CPTM lamentou o ocorrido e disse que, apesar da orientação para que os passageiros aguardem a chegada dos seguranças, muitos optam por fazer sozinhos a transferência, como mostra o vídeo.

A companhia afirmou também que a "atitude precipitada é contrária aos procedimentos adotados já que a transferência, nesses casos, é realizada com o auxílio de escadas e agentes da estação mais próxima, para garantir a segurança dos usuários".

G1 – Paulo Toledo Piza - 14/08/2015

Comentário do SINFERP

Para a CPTM a irresponsabilidade é SEMPRE do usuário. 

Nenhum comentário: