sábado, 21 de março de 2015

Trilho se parte e CBTU faz ajustes nas viagens de trens e VLTs em Maceió (AL)

Larissa Vasconcelos
Incidente próximo ao Mercado causou descarrilamento de uma locomotiva. Viagens a partir da Estação Central foram remanejadas para outra estação.

Um incidente em um trecho das linhas de trens e Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), na manhã deste sábado (21), levou a ajustes nas viagens agendadas para esta tarde. Um parte do trilho se partiu próximo à Estação Mercado no momento em que um trem de serviço passava no local, o que ocasionou o descarrilamento da locomotiva. 

De acordo com o diretor de uma empresa contratada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Antônio Manoel de Sales, o problema foi ocasionado pelo afastamento irregular entre os dois trilhos.


"A bitola deve ficar separada a um metro de distância. Com o afastamento, os trilhos ficaram separados 1,3 metro. Quando o VLT estava passando, saiu do trilho. Isso acontece quando o dormente (parte de madeira que fica abaixo dos trilhos) está danificado. Agora estamos consertando uma parte do trilho que quebrou", explica Sales.

De acordo com a CBTU, ninguém se feriu. Técnicos foram chamados para colocar a locomotiva de volta nos trilhos e o trem seguiu viagem normalmente. Por causa do serviço de reparo, entretanto, foi necessário fazer ajustes nas viagens agendadas para esta tarde. 

As linhas que sairiam da Estação Central, no centro de Maceió , a Lourenço de Albuquerque, foram remanejadas. As viagens de 12h15 e 16h10 serão feitas saindo da Estação Mercado. A mudança vale apenas para este fim de semana. Na segunda-feira (23), as viagens voltam ao normal. 

Ajustes na grade de horário. 

O incidente desta manhã não provocou maiores transtornos porque a CBTU havia feito alterações na grade de horário das viagens realizadas neste mês para dar início aos trabalhos de construção das Estações Mercado e Bom Parto e da remodelação do trecho entre a Usina Utinga e Satuba.


Este sábado foi um dos dias que sofreram alteração, quando duas viagens foram canceladas. As viagens da próxima segunda e quarta-feira (25) também sofreram alteração. 


G1 – 21/03/2015 

Nenhum comentário: