sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Cemitério tenta barrar obra do monotrilho de São Paulo

Monotrilho linha ouro
Gestores alegam que projeto de desapropriação inclui área com quinze jazigos. Monotrilho terá dezoito estações e atenderá 400.000 passageiros
A administração do Cemitério do Morumby, localizado na Zona Sul da capital paulista, tenta na Justiça alterar o traçado do monotrilho da Linha 17-Ouro do metrô. O projeto da via elevada de trens prevê a desapropriação de uma área onde, segundo os gestores do local, há quinze jazigos ocupados. Para barrar as obras e evitar futuros inconvenientes aos visitantes, o cemitério entrou com uma ação contra o metrô. A obra terá dezoito estações e atenderá 400.000 passageiros.
A empresa estatal alega que a área a ser desapropriada é parte "não edificável" do terreno. O objetivo do metrô, que em novembro iniciou o processo desapropriatório, é obter 7.200 metros quadrados do local, inaugurado em 1971. De acordo com o projeto, uma faixa de 30 metros de largura do cemitério é "área necessária" para as obras.
Haverá intervenções em três quadras de jazigos. Pelo projeto da estatal, uma parte da Quadra 1 de sepulcros passará por desapropriação. "Vários jazigos seriam afetados, já com sepultamentos. As famílias também teriam o direito de recorrer, porque essa transferência (de restos mortais) depende de autorização das famílias", diz o advogado Rui Celso Reali Fragoso, que representa a Comunidade Religiosa João XXIII, gerenciadora o cemitério, onde estão enterradas personalidades como Elis Regina e Ayrton Senna.
"Tem gente sepultada lá desde 1975. Dá uns quinze jazigos, mais ou menos", diz o gerente administrativo do cemitério, Francisco Cláudio Raváglia de Mattos.
Lotes vazios - Em contrapartida, as Quadras 1A e 22 ainda não têm túmulos ocupados. No caso da última, a comercialização dos espaços estava prevista para ter início no ano que vem. A Quadra 22 tem cerca de 4.500 lotes para jazigos e a 1A, um total de 1.166. Na sobreposição dos mapas do projeto do Metrô e do plano de sepulturas do cemitério, a reportagem constatou que algumas valas não usadas poderiam ser suprimidas.

Na Quadra 22, um túmulo sai por 18.900 reais. Já na 1A, o jazigo está cotado em 27.000 reais. Segundo Fragoso, o Metrô sugere, em juízo, o pagamento de 1,7 milhão de reais pela desapropriação.
A administração do cemitério pretende que a desapropriação seja extinta, porque enxerga "ilegalidade" na intenção do Estado. "Se o Metrô tivesse interesse, poderia fazer o projeto subterrâneo, ou paralelo ao cemitério. O aumento do custo não é justificativa para desobedecer a princípios elementares, como o respeito aos mortos", diz Mattos.

Paraisópolis - Moradores do entorno protestam contra novas mudanças, temendo que elas atrasem ainda mais uma obra que vem sendo discutida desde 2008 - a inauguração do primeiro trecho era prevista para este ano e foi adiada para 2016. "É necessário o monotrilho passar aqui. Para irmos ao centro da cidade, atualmente levamos duas horas só de ida", diz Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis.

"A mudança do traçado inviabiliza o projeto, que já foi altamente debatido em audiências. Esse projeto é a consolidação de muitas opiniões, até mesmo contrárias. Nossa região não pode ficar sem ele", afirma o líder comunitário. Rodrigues teme que, se a Justiça acatar o pedido do cemitério, a obra - orçada em 3,2 bilhões de reais - atrase ainda mais. "Estava prevista para a Copa", lembra.
Inviabilidade - Em resposta enviada no mês passado por e-mail à administração do cemitério e anexada ao processo, o gerente de Concepções de Projetos Básicos Civis do Metrô, Caio Luiz de Arruda Botelho, escreveu que a companhia analisou a opção de traçado sugerida pelo cemitério e "concluiu que não há viabilidade técnica para atendimento da proposta".

O metrô informou à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, por meio de nota, que "não está prevista a desapropriação de nenhum jazigo" do Cemitério do Morumby. A empresa não informou quando as obras devem começar no local.

A construção do primeiro trecho da linha foi iniciada em 2012. O ramal vai ligar a região do Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, na Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O segundo trecho - até a Estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela - e o terceiro - até a Estação Jabaquara, na Linha 1-Azul - ainda não saíram do papel. O Cemitério do Morumby está inserido no segundo trecho da obra, que terá 6,5 quilômetros e cinco estações. A linha inteira terá 17,7 quilômetros.
Em junho, a queda de uma viga da obra na Avenida Washington Luís matou um operário. 

Veja – 11/12/2014

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