quinta-feira, 21 de agosto de 2014

José Serra é intimado a depor sobre cartel de trens em SP

A Polícia Federal quer entender se o ex-governador, hoje candidato ao Senado pelo PSDB, favoreceu multinacionais.

O ex-governador de São Paulo e candidato a senador pelo mesmo estado, José Serra (PSDB), foi intimado pela Polícia Federal a depor sobre os contatos que manteve com as empresas ligadas ao cartel do metrô paulista. O cartel aconteceu entre os anos de 1998 e 2008, período que coincidiu com o mandato de Serra como governador (2007 a 2010). A informação é do jornal Folha de S. Paulo..

A PF quer descobrir se Serra facilitou de forma irregular a atuação das empresas Alstom e CAF. A denúncia de cartel partiu da empresas da multinacional Siemens, como parte do acordo de leniência no qual a empresa assumiu ter participado de arranjos anticompetitivos em licitações de trens e metrô no estado. O cartel teria superfaturado 11 licitações no valor de 2,8 bilhões de reais, gerando 850 milhões de reais de prejuízo aos cofres públicos. Segundo o inquérito da PF conduzido pelo delegado Milton Fornazari Júnior, 3 das 11 licitações teriam ocorrido no governo de Serra.

Além de José Serra, outras 44 pessoas serão ouvidas, entre elas o ex-secretário dos Transportes Metropolitanos José Luiz Portella, o atual presidente da CPTM Mário Bandeira e o ex-presidente do Metrô Sérgio Avelleda. Segundo informa a Folha, o depoimento de Serra está marcado para o dia 7 de outubro, dois dias após o primeiro turno das eleições.

O jornal ainda informa que a assessoria de Serra disse "estranhar muito a inclusão do nome dele nesse inquérito às vésperas da eleição sobretudo depois que o Ministério Público Estadual, e até o procurador-geral de Justiça, arquivaram a mesma investigação" e que o vazamento do documento da convocação de Serra para depor teria motivação política.

Carta Capital – 18/08/2014

7 comentários:

Pregopontocom@tudo disse...

""O jornal ainda informa que a assessoria de Serra disse "estranhar muito a inclusão do nome dele nesse inquérito às vésperas da eleição sobretudo depois que o Ministério Público Estadual, e até o procurador-geral de Justiça, arquivaram a mesma investigação".... e que o vazamento do documento da convocação de Serra para depor teria motivação política....Mais essa não é a especialidade dele???...incluindo o tal do fogo amigo...quem com o ferro fere........um dia vira pó de serra....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Paulo Lima disse...

Notícia interessante, da minha própria Cidade de Campinas rsrsrs...
Agora a ideia do Monotrilho em Campinas foi deixada de lado rsrsrrsrs..... agora fala em VLT. Vamos esperar e estamos na torcida.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/08/campinas-emprestara-r-12-milhao-para-planejar-novo-sistema-de-vlt.html

Obrigado a todos aqui do Blog!!

Lucas disse...

[off-topic]
Bem, já começou a campanha da imprensa chapa branca para desestimular o metrô e o VLT em Curitiba.
Quem quiser ir lá e rebater a matéria "encomendada" pela Volvo, fique a vontade:

www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1493494&tit=Guia-compara-custos-e-beneficios-dos-sistemas-de-metro,-BRT-e-VLT

Paulo Lima disse...

Ou seja Lucas, essa Matéria está é querendo defender os BRTs, e tentando fazer a Cabeça dos Políticos que o VLT e Metrô não é ideal para as Cidades. E outra, vindo das Palavras do Presidente da Volvo???? Falar o que..... isso é LOBBY!!!!! E sem falar que esses caras financiam suas Campanhas Políticas!!!
E as desculpas pelo "Não VLT no Brasil" e sempre aqueles mesmas conversas , de que o "Sistema de Campinas não deu certo", de "Que o VLT de Cuiabá não ficou a tempo para Copa" e "Que o VLT de Brasília teve fraudes e corrupção". E nisso vira um "prato cheio" para esses Oportunistas defensores dos BRTs.
E outra Lucas, juro pra vc!!! Não conseguir ler toda matéria, porque estava me dando nojo!! Essas Palavras do Presidente da VOLVO, defendendo seu próprio negócio e desmerecendo o VLT.

MEsmo assim Lucas, obrigado mesmo por mostrar o Link pra gente.

Anônimo disse...

Se correr pega ladrão!

SINFERP disse...

Tá feia a coisa, amigos, tá feia...

SINFERP disse...

Isso é verdade, Paulo Lima. Os argumentos são sempre esses.