terça-feira, 15 de julho de 2014

Trensurb (RS) prestará consultoria para o Metrô de Salvador (BA)

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) assinou, nesta segunda-feira (07/07) em reunião do conselho, um contrato de prestação de serviços de consultoria especializada em mobilidade urbana para o desenvolvimento e racionalização dos sistemas do Metrô de Salvador.

O contrato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia prevê que a empresa gaúcha acompanhe e avalie a implantação do sistema, propondo eventuais melhorias. O documento já havia sido assinado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, responsável pelo sistema metroviário baiano.

Trata-se, segundo a concessionária, do primeiro contrato de consultoria pública desse tipo firmado pela Trensurb, que colabora tecnicamente com o projeto de adequação e ampliação do metrô da capital baiana desde 2012 com troca de experiências e informações e participou dos primeiros testes do modal, iniciados em 11 de junho.

A equipe técnica da Trensurb fica responsável por analisar processos já implantados referentes a edificações, obras de arte, via permanente, sistemas de energia e controle operacional. Além disso, irá acompanhar, a serviço do estado da Bahia, os serviços sendo executados pelo consórcio responsável pelas obras e pela futura operação da Linha 1 do Metrô de Salvador.

Cabe à Trensurb avaliar também a certificação da implantação – feita por empresa certificadora contratada – anteriormente à entrega dos serviços e obras ao estado da Bahia e posterior concessão para operação. Os termos preveem ainda o acompanhamento técnico da implantação da Linha 2 e o desenvolvimento de um módulo de capacitação de profissionais que irão trabalhar no sistema metroviário baiano.


Revista Ferroviária – 10/07/2014

Nenhum comentário: