domingo, 6 de julho de 2014

“Projeto do VLT (RN) de Natal e Região será iniciado”, declara deputada federal

A CBTU Nacional lançou, no Diário Oficial da União, edital para o Projeto de Recuperação do Sistema de Trens Urbanos de Natal. Após essa etapa, será iniciada a obra.
A deputada federal Fátima Bezerra participou, ontem (1), de uma audiência com o secretário de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos, para tratar do andamento da obra do Veículo leve sobre trilhos (VLT) para Natal e Região.
“A reunião foi muito proveitosa. Finalmente foi dado o passo mais decisivo para a concretização do VLT. A CBTU Nacional lançou, no Diário Oficial da União, edital para o Projeto de Recuperação do Sistema de Trens Urbanos de Natal. Após essa etapa, será iniciada a obra”, declarou Fátima.

Durante a audiência, Fátima ressaltou que o Governo Federal fez investimento de R$ 154 milhões para compra de 12 vagões, bem como liberou recentemente via PAC recursos na ordem de R$ 311 milhões para a Modernização dos Trens Urbanos de Natal e Região Metropolitana. 

“Natal e Região Metropolitana possuem uma alta densidade populacional e uma malha viária saturada. A população que usa diariamente o que chamamos carinhosamente de ‘trem do grude’ precisa de um transporte mais moderno. O VLT, integrado com outros modais de transporte, é o caminho para solucionar o problema de trânsito da cidade e da região. Temos absoluta clareza que esse é caminho mais adequado enquanto solução de caráter estruturante para o desafio da mobilidade urbana da cidade”, argumentou Fátima Bezerra.
O Projeto
O VLT é um veículo moderno, climatizado, acessível aos portadores de necessidades especiais, com portas automáticas, piso antiderrapante, e painéis eletrônicos de informações. A CBTU vem realizando estudos, para modernização do sistema e implantação do VLT. O novo sistema modernizará o sistema atual contemplando a operação com 3 linhas interligando os municípios de Natal, Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim. Esse sistema será composto por 12 VLT e 2 locomotivas. Cada veículo pode transportar até 600 passageiros por viagem, a uma velocidade de 40km/h.
Serão criadas novas e modernas estações estrategicamente localizadas para facilitar a integração física com outros modais de transporte. O usuário do VLT vai usufruir de um transporte rápido, sem engarrafamentos, conforto e segurança. O entorno de cada estação será urbanizado. Serão projetados bicicletários, ciclovias, passeio de pedestres e equipamentos urbanos. Tudo dentro das Normas de Acessibilidade.
O projeto contempla ainda: controle de acesso eletrônico, sistema de informação e automatização de tráfego, para dar maior segurança e conforto ao usuário. A CBTU vê neste Projeto a solução para a fluidez da mobilidade na Região Metropolitana, promovendo a retirada de parcela dos automóveis das avenidas e criando novos destinos. 

No Minuto – Gerlane Lima – 02/07/2014

Comentário do SINFERP

Toda história que envolve VLTs, no Brasil, é sempre complicada, e a do de Natal (RN) não tem sido diferente.

2 comentários:

Paulo Lima disse...

Tem um video no youtube feito pela CBTU. Mostrando como será o VLT de Natal. Goste do Projeto, e vai ficar mais ou menos parecido com o VLT da Baixada Santista(SP), porque prevê toda reurbanização de todo leito ferroviário, para que o VLT se torne um "Bonde Moderno" e não só um simples trem suburbano. Muito Show!!!
Agora é nos cobrarmos do Governo do RN e da CBTU, que essas etapas comecem a ser logo Licitadas e sair do papel.

Paulo Lima disse...

Aqui Sinferp! O link do video da apresentação do Projeto do VLT de Naral! Esperamos que saia do papel!
Pelo que avaliei, vai ser bem parecido com o VLT de Santos(SP).
Vamos torcer para agente por nas nossas listas, Natal(RN) como referência Nacional pelos VLTs Bondes Modernos. Como Santos(SP), Rio de Janeiro e Cuiabá(MT). Vamos apoiar Natal também!!! E o nosso Amigo Peter Alouche vai dizer mais uma vez assim "Natal fez a escolha certa!!".

Link do video:

https://www.youtube.com/watch?v=vQvmw2gWfvs

Abraços Sinferp! Vamos torcer para Natal, e apoiar a Cidade pelo VLT.