segunda-feira, 31 de março de 2014

Prefeitura apresenta protótipo do VLT carioca

A partir desta semana, o público poderá conhecer o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que integrará todos os meios de transporte na região central do Rio.

O Prefeito Eduardo Paes apresenta nesta quinta-feira (27/03) o protótipo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ficará aberto à visitação pública entre os galpões ferroviários da Gamboa, na Região Portuária, próximo ao Túnel Ferroviário do Morro da Providência. Paes mostrará ainda as futuras instalações e atividades da Vila Olímpica da Gamboa durante o período das obras no local. O objetivo é permitir que a população conheça o novo modelo de transporte, uma espécie de bonde moderno elétrico e que não polui o meio ambiente. O VLT começará a circular em 2016 no Centro e na Região Portuária, integrando passageiros de barcas, aeroporto, trens, metrô, teleférico, ônibus convencionais e BRTs. O protótipo ficará aberto à visitação pública todos os dias da semana, entre 9h e 20h.

Formado por sete módulos articulados, o VLT vai circular 24 horas por dia e terá capacidade para transportar 285 mil pessoas diariamente. O sistema compreende 28 km de percurso e, além dos trilhos por onde o veículo vai passar, a obra abrange a implantação de paradas e sinalização especial para que VLT, carros, ônibus e pedestres possam compartilhar as vias da cidade com segurança.
Um dos primeiros do mundo projetado totalmente sem catenárias (cabos para captar energia elétrica em fios suspensos) e por isso com menor impacto e interferência visual na paisagem carioca, o modal ofertará serviço rápido, confortável, seguro e silencioso, além de operar com sistema não poluente e baixos níveis de vibração.
O abastecimento de energia se dará pela combinação de um supercapacitor (fonte de energia embarcada) ao sistema APS (alimentação pelo solo), espécie de terceiro trilho já implantado com sucesso em diversas cidades europeias.
As obras começaram em março pelo Túnel Ferroviário, sob o Morro da Providência. No primeiro momento vão priorizar a implantação do Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), unidade de trabalho para concentração dos sistemas técnico-operacionais do VLT (trens, via permanente, energia, sinalização, controle, comunicação...). No futuro, o Ciom receberá equipamentos industriais de grande porte, como máquina de lavar trens, torno de rodeiros, pontes rolantes e macacos sincronizados. A expectativa é a de que todas as etapas estejam concluídas no fim de 2015.
Para a instalação do Ciom, será necessário construir uma nova Vila Olímpica na Gamboa. Durante o período de intervenções, não haverá prejuízo às atividades esportivas, porque o projeto contempla a implantação de uma Vila Olímpica temporária. As quadras poliesportivas, o campo de futebol e a pista de corrida serão transferidos de forma provisória para o espaço aberto entre os galpões. A interdição dos atuais equipamentos esportivos só se dará após a entrada em funcionamento dos novos, temporários. As piscinas não serão transferidas, e as aulas de hidroginástica e natação também não sofrerão alterações. No futuro, a população poderá utilizar as instalações completas da Vila Olímpica no local de origem, que serão erguidas sobre o prédio do Ciom.
Características do VLT

Protótipo
Largura: 2,40 m
Comprimento: 13,5 m
Altura: 3,37 m
Peso: 8 toneladas

Medidas de um modelo real
Largura: 2,65 m
Comprimento: Opções com 30m ou 40 m
Capacidade: mais de 400 passageiros

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que circulará no Centro e na Região Portuária ligará toda a área por seis linhas e 42 pontos (38 paradas e quatro estações) em 28 Km. O VLT fortalece o conceito de transporte público integrado, e as suas estações vão se conectar ao metrô, trens, barcas, teleférico, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto.A integração com outros meios de transportes vai melhorar o trânsito da região central da cidade, em planejamento voltado à redução da circulação de ônibus. As ruas da Região Portuária já começaram a ser preparadas para receber o novo tipo de transporte.
Linhas

Linha 1 Praia Formosa – Cinelândia
Linha 2 Praça Mauá – Central
Linha 3 Central - Barcas - Santos Dumont
Linha 4 Central – Cinelândia
Linha 5 Praia Formosa – Central
Linha 6 Praia Formosa - Praça Mauá

Bilhete único carioca

Os bilhetes permitirão a integração do VLT às politicas de tarifação e integração vigentes no Estado e no Município do Rio de Janeiro. A integração via Bilhete Único Carioca esta prevista no Decreto Municipal 37.181, de 20 de maio de 2013.

Prefeitura do Rio de Janeiro


Porto Maravilha – s/d

2 comentários:

Anônimo disse...

Apesar dos pesares pelo menos o Estado do Rio de Janeiro não partiu para as aventuras , digo : monotrilho em Sampa .............

SINFERP disse...

Sim. É verdade. Apostou em algo consagrado.