domingo, 3 de novembro de 2013

Peter Alouche - VLT - veículo sustentável para mobilidade


Assista a apresentação do SINFERP no mesmo evento

4 comentários:

Paulo Humberto disse...

Eu vi só o começo do video, mais tarde após o trabalho e quando chegar em casa, vou assistir o restante da Palestra. Mais só o começo em que ele fala em defesa do VLT. Já até me emociona um pouco. Porque não só ele, eu também sou em defensor 100% dos VLTs nas Cidades Brasileiras. E eu fico revoltado quando uma Cidade deixar de adotar o VLT e dão preferência ao BRT, só porque essa m... de Corredor de ônibus e mais barato e rápido para implantar, e ainda sem falar da pressão dos Grandes Monopólios dos Empresários que querem dominar todo território com seus ônibus. Ou seja, um Monopólio Mafioso dos Pneus conseguem mesmo impedir que os grandes projetos Ferroviários pela sua região de domínio avançe. E ainda sem falar que esses Mesmos financiam as Campanhas para Prefeitos, Vereadores e até Deputados da Região. Por isso que o projeto do BRT é mais forte INFELIZMENTE. E as desculpas contra o VLT são sempre as mesmas(muito caro, a População nao vai adaptar, que vai deixar a Cidade feia(pra eles) e que a obra é demorada e etc) que me dar raiva só de ouvir.
E queria muito um dia conversar e conhecer pessoalmente esse Senhor que deu Palestra e defende o VLT na Mobilidade Urbana. Só que ele talvez está por fora e não sabe o motivo real do porque as Cidades não implantam o VLT(ou talvez ele sabe, mais prefere não comentar) e só olham para ao BRT. E outra,não adianta dizer que "ah, mais o Prefeito não tem conhecimento", dai eu já respondo, que "O Prefeito tem sum conhecimento, eles que são ricos viajam com certeza para Europa e vêem os VLTs rodarem nas Ruas, e outra que nas Ideias para Mobilidade é mostrado sim nos Eventos como é e como funciona os VLTs para os Prefeitos" Entao como eles não tem conhecimento? A questão por traz seja, interesses fortes entre Empresários de ônibus e Prefeitura das Cidades. Era isso que deveria ser dito na Palestra, acho que pode ser que ele pode está com vontade de citar algumas verdades, pelo jeito ele nao podia. E outra, seria bom que ele fosse para mais Cidades Brasileiras para dar essa Palestra. Acho que ele deveria ir também para São José dos Campos-SP, onde estão estudando a implantação do VLT, só que lá tem muitas Lideranças com ignorância na cabeça, contra o Projeto e estão querendo o BRT (com certeza esquema armados pelos Empresários de ônibus, e usando "meia dúzia de Ingnorantes" como Massa de Manobra). Por isso era bom esse Palestrante ir para Cidade, explicar o que significa o VLT e quando esse transporte beneficia a populaçao. E outra, sonho que esse Cara venha aqui em Campinas, também dar Palestras, e voçes da SINFERP lançar a Campanha "Campinas Trem-Jeito" e toda Região Metropolitana também Trem-Jeito.
Ou seja, muias Cidades pelo interior de Sao Paulo que estão crescendo, TREM-JEITO em pensar na Mobilidade Urbana.

Abraços a todos!

SINFERP disse...

Peter Alouche é a maior autoridade no país em VLT. Sendo amigo, aceitou convite para apresentar essa maravilhosa palestra na Câmara Municipal de Osasco, na comemoração do Dia da Mobilidade Urbana, instituído naquele município. Como você assistiu apenas o começo do vídeo, temos certeza de que irá adorá-lo até o final. Abraço.

Paulo Humberto disse...

Seria bom que esse nosso Amigo(eu considero já um grande nosso Amigo Ferroviário) Peter Alouche andasse por mais Cidades Brasileiras que tenha Projetos para Mobilidade Urbana e se as cujas Cidades estão na dúvida se implanta o BRT, Monotrilho, Aeromóvel e outros modais. Era bom que ele chegue numa Cidade numa certa hora, e explica o que "sognifica o VLT" a sua importância e seu papel fundamental para o transporte a Cidade, e os benefícios que traz para o Município. E bom ele dar mais palestras pelo Brasil a fora, porque ele é um grande Especialista em VLT, e em transporte em Geral também ele deve ter um conhecimento. Por exemplo: Seria muito importante que ele fosse para São José dos Campos-SP, explicar mais sobre o VLT e também iniciar a Campanha "Vale do Paraíba TREM-JEITO", ou seja, uma defesa para volta dos Trens de Passageiros que poderia voltar a ligar Sao Paulo, São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e Cruzeiro. E lógico tambem agilizar que a Dilma licita logo esse Trem-Bala porque também vai beneficiar o Vale do Paraíba(ao ligar SP a Rio, vai passar pela Região), e o Bonde que liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão seja recuperado e as linhas passar por reformas e que saia do papel o tão Sonhado VLT de São José dos Campos(esse vai beneficiar e modernizar o transporte público da Cidade. E o Povo tem que aceitar esse transporte, e parar de ficar pensando só no BRT). Seria bom que o Peter Alouche defendesse o VLT de São José dos Campos.
Outras Cidades no interior de Sao Paulo, eu vejo com olhos, que já deveriam ter seus sistemas de VLTs já funcionando(se fosse na Europa, já teriamos o VLT), como Campinas, Jundiaí, Americana, São Carlos, Araraquara, S J Rio Preto, Ribeirão Preto(já falaram até em implantar Metrô), Bauru(dizem que Bauru já iniciou os estudos de viabilidade), Pres Prudente e outras Cidades de Mádio Porte que já deveria ao menos ter os seus VLTs desenhados no Papel do Mapa do Plano Diretor.

SINFERP disse...

Paulo Humberto, isso depende apenas de organização de pessoas nas cidades por você citadas, e mesmo em outras. Se as pessoas não se organizam para discutir e defender o transporte que desejam, "alguém" se organiza e decide por elas.