sábado, 14 de setembro de 2013

Os mandamentos da CPTM, segundo a própria CPTM

Enquanto isso...
O texto abaixo - e com esse exato conteúdo - poderá ser encontrado por quem quiser no portal da CPTM. Interessante leitura, se você é ferroviário ou usuário.

Preocupada em estabelecer um Planejamento Estratégico com as principais diretrizes para os próximos quatro anos, a atual gestão definiu princípios importantes a serem incorporados por toda a companhia, como a Visão e a Missão da CPTM, além dos valores e crenças e dos principais objetivos. São eles:

VISÃO

Ser reconhecida pelo usuário, pela população e pelo poder concedente como a melhor prestadora de serviços de transporte de passageiros em Regiões Metropolitanas do Brasil.

MISSÃO

Ofertar serviços de transporte de passageiros com padrões de excelência que atendam às necessidades e expectativas dos usuários e da sociedade.

VALORES / CRENÇAS

Nosso trabalho vai além de simplesmente transportar gente: acreditamos que podemos contribuir efetivamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas, influenciando positivamente aspectos como trabalho, lazer e o exercício da cidadania.

Obsessão pelo usuário: todos os nossos esforços devem ser orientados para, contínua e intensamente, captar, compreender e transformar em serviço as demandas e necessidades de nossos usuários.

Ética e respeito ao Interesse Público: são para nós valores tão fortes e evidentes que não carecem de explicação ou justificativa.

Gestão Profissional: valorizamos a gestão baseada na aplicação efetiva de técnicas e instrumentos gerenciais, como forma de potencializar as competências de nossos colaboradores.

Também somos responsáveis: estamos comprometidos com os princípios da responsabilidade socioambiental e reconhecemos nosso potencial de impacto na realidade social.

OBJETIVOS

Elevar o nível de qualidade do serviço prestado e sua correspondente percepção pela sociedade.

Obter a redução da dependência financeira do Estado, no médio prazo, e a  sustentabilidade econômico-financeira, no longo prazo.

Aperfeiçoar a inserção urbana da CPTM.

Consolidar uma cultura organizacional  baseada nos princípios do empreendedorismo e da iniciativa individual.

Implantar um modelo gerencial, orientado por gestão de processos, indicadores de desempenho e rotinas de avaliação e ajuste, que possibilite a  continuidade administrativa da Companhia.

Comentário do SINFERP

Essa “onda” de visão, missão e valores transformou-se, na maioria das empresas, em mera ferramenta de marketing. Houve tempo que até padarias estampavam em alguma parede a visão, missão e valores do estabelecimento. Outras levaram a sério, e de fato norteiam as suas ações sobre os princípios dessa tríade.

O mandato da atual diretoria termina em 2014. Assim, todos os mandamentos acima deveriam, ao término desse prazo, encontrar correspondência na realidade, no cotidiano, de forma a serem observados por usuários e ferroviários.

Com a palavra ferroviários e usuários da CPTM.

9 comentários:

Anônimo disse...

Deu pra ver isso tudo perfeitamente quando a Linha 10 deixou de ir até a Luz e passou a parar no Brás. Principalmente em relação à "missão" e os dois primeiros parágrafos dos valores/crenças.

SINFERP disse...

Rsrsrs A atual direção conseguiu, com essa história da linha 10, reduzir os serviços que a empresa prestava aos usuários.

Anônimo disse...

As únicas missões desta diretoria são as de terceirizar o máximo possível as atividades da empresa e sucatear a Companhia a ponto de deixá-la inviável e posteriormente, concedê-la. O resto não interessa.

Paulo Humberto Lima disse...

Concordo em que o Anonimo falou. Realmente, nao só na CPTM, também na EMTU e em toda esfera do Governo Paulista do PSDB. Tem suas regras claras de acordo com Máfias. Ou seja, todo mundo que estiver lá dentro trabalhando, não pode seguir do jeito que queria, e sim de acordo com a vontade de tudo que for de errado, evolver corrupçao e cada vez mais de interesses dos Empresários do Rodoviarismo. Por isso que nós Brasileiros (burros, alienados, só se Manipula de acordo com a Rede Globo, só pensamos em Futebol e amamos essas Músicas que é GRANDE CULTURA BRASILEIRA como Anita do Show das Poderosas.) temos que continuar a acordar e protestar(sem vandalismo! Afinal, se um de Nós for perguntar a esses Vandalos do que estão Protestando, eles nao vao saber responder e ainda podem ser capaz de nos agredir e até ameaçar de Morte. Igual que aconteceu com vários Jornalistas, que foram agredidos por esses Vandalos só porque estava filmando ou tentando conversar) contra as Máfias que dominam o Governo, por isso que eu falo e continuo falando sem cansar, NAO VOTO MAIS NESSE PSDB E NEM NO PT, também recomendo a nao votarem em PMDB, PR, PV, PSB e outros. Porque são partidos financiado por grandes Empresários que em troca vao querer algo quando esses Partidos tiverem no Poder (Governo do Estado,Prefeituras e etc). E todo mundo sabe disso o porque um dos Motivos pela não melhora dos serviços da CPTM, SuperVia, CBTU e etc. E a volta dos Trens de passageiros podem continuar a esquecer, que nessa década nao ocorrera nada e entao o VLT para Mobilidade Urbana das Cidades, podem esquecer porque Prefeitos só brilham os olhos para o BRT e Corredores de ônibus. Tudo isso, pelo que eu talvez vejo(ou talvez esteja errado), tudo isso é o jogo de interesse entre o Privado e o Governo.
Por isso que aviso a todos! Enquanto tiver PT, PSDB,PMDB, PV(que se diz partido da Sustentabilidade...), PSB e entre outros grandes Partidos já enriquecidos. Nas Prefeituras de Várias Grandes Cidades e Médio porte em todo Brasil. Esquerem que eles vão optar por VLT sobre as Ruas da Cidade, esquece mesmo!!! Já percebi que Prefeitos desses Partidos, quanto querem a Mobilidade Urbana em seus Municipios, vão optar só por BRT. E só BRT mesmo, em que na visão Política deles, acham que o BRT é o transporte de ultima geraçao avançada da tecnologia. E pra eles, o VLT é como se fosse uma "Maria Fumaça" já ultrapassado. Se eles pensam assim do VLT, é porque muitos Políticos não tem conhecimento(até posso perdoar) ou são teimosos mesmo(atras dessa teimosia, tem algum interesse por traz..).
E a mesma coisa também, desses Carteis do Metrô de SP e da CPTM. Por traz tem muito jogo sujo entre o Privado e a Política.

SINFERP disse...

Todos os serviços públicos que funcionam por administração direta, por concessão ou por parceria privada com o Estado (transporte, energia, telecomunicações, saúde, educação, etc.) tornaram-se apenas negócios. Nós somos os pagantes na forma de impostos e de tarifas. Pagamos, portanto, duas vezes. Não temos governantes: temos, e por meio de nossos votos, lobistas públicos que fazem negócios com nosso dinheiro. Blindados uns pelos outros (pelas diversas instâncias do próprio Estado, e pelos parceiros privados "deles") nos fazem de joguetes em meio dos interesses deles todos, e somos manipulados por meio das mídias (noticiários, "cultura", religiões, etc). Por conta de nossas posições, fomos desalojados de sede social, perseguidos e demitidos. Fomos bombardeados por sindicatos de trabalhadores aliados "deles", e agora cooptaram o único que nos dava guarida. Esse jogo é mais poderoso, perigoso e sujo do que vocês podem imaginar...

Anônimo disse...

O sinferp está isolado de novo? O que realmente aconteceu?

SINFERP disse...

Divulgaremos abertamente em breve, Anônimo. Diferentemente do conteúdo desta matéria, entretanto, no SINFERP, visão, missão e valores continuarão fielmente no rumo, e com congruência.

Anônimo disse...

Esse seria o motivo de não terem mais surgido notícias a respeito do Acordo Coletivo e do PCCS?

SINFERP disse...

Bingo! Em breve divulgaremos os acontecimentos. De qualquer forma, continuamos vivos e atuantes. Pode ter certeza disso, Anônimo.