sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CPTM, enfim, sinaliza lixeiras na Barra Funda

Adesivos foram colocados no dia em que o DIÁRIO mostrou usuários confusos sobre onde descartar lixo.


Quase dez meses após a instalação de lixeiras coloridas para separar o lixo reciclável do orgânico nas suas estações, a CPTM sinalizou na quinta-feira os recipientes colocados na Linha 7-Rubi na Barra Funda.
Os adesivos foram colados horas depois de uma reportagem do DIÁRIO mostrar, na edição desta quinta,  que os passageiros dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos descartavam erroneamente os dejetos porque simplesmente não sabiam onde depositar cada tipo de material.
As lixeiras tinham somente um aba de cor diferente (azul, vermelha, verde, amarela e cinza), mas não havia indicação de onde colocar papéis, plásticos, metais, vidros e materiais orgânicos.
Na quarta-feira, a CPTM justificou a demora na colocação dos adesivos  dizendo que o processo para reciclagem do lixo era “lento”. Ontem, após ser questionada pelo DIÁRIO, a empresa do governo estadual afirmou  que “está instalando a comunicação visual nas lixeiras das estações gradativamente”.
Sobre o fato de os funcionários da limpeza, pelo menos na estação Barra Funda, recolherem os sacos nas cinco lixeiras e colocarem todos em um único local, a CPTM se limitou a responder que “está finalizando o edital de licitação para contratação de coleta de lixo”.
A resposta confirma que apesar da colocação de sinalização nas lixeiras, de nada adianta jogar os dejetos nos baldes certos porque, no final, o lixo não vai ser separado.
Diário de São Paulo – Olívia Tesser - 06/09/2013
Comentário do SINFERP

Com tantos problemas de conforto e segurança dos usuários, o Diário vai se preocupar com as lixeiras da estação Barra Funda da CPTM. A CPTM ficou grata à reportagem, pois poderá publicar mais um edital de licitação para contratação, agora de coleta de lixo. Será um contrato internacional, e custará aos cofres públicos o olho da cara? Mais um contrato para o balaio do propinoduto. Quem vencerá a concorrência? A Tejofran?

2 comentários:

Paulo Humberto disse...

Não sei se vai adiantar muito, pelo menos incentiva aquela criancinha a nao jogar lixo na Linha do Trem.
Mais nao adiantará muito, porque sempre vai ter um marmanjo que vai tomar sua latinha de cerveja enquanto espera na plataforma da Estação, e ao terminar de tomar(se nao tiver bebado) e joga no meio dos Trilhos. E também sempre vai ter uma Mocinha que acorda atrasada sem tomar café e acaba levando uma Activia e resolve tomar enquanto espera o Trem, e ao terminar com certeza vai e joga no meio dos trilhos.
Não adianta essas lixeiras, pode ate icentivar, mais sempre vai ter um "teimoso" que profere comer na Plataforma enquanto espera o trem.

SINFERP disse...

rsrssr Fazem isso dentro dos trens. No Rio de Janeiro está valendo a lei que aplica multa para quem joga lixo no chão.