domingo, 22 de setembro de 2013

Alckmin autoriza obras do trem até Cumbica e extensão até Varginha

Linha 13- Jade da CPTM ligará estação Engenheiro Goulart até Guarulhos. Ligada ao Metrô, Linha 9- Esmeralda vai até extremo Sul da capital paulista.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vai autorizar nesta segunda-feira (23) o início das obras de implantação da Linha 13-Jade, que ligará a estação Engenheiro Goulart da  Linha 12- Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Zona Leste da capital paulista, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O governador também vai autorizar a extensão da Linha 9-Esmeralda, integrada ao Metrô, até Varginha, na Zona Sul. Os dois empreendimentos prevêem investimentos de R$ 2,8 bilhões e não devem ficar prontos antes de 2015.

Atualmente, a Linha 9-Esmeralda liga Osasco, cidade vizinha a São Paulo, ao bairro do Grajaú, na Zona Sul e conta com integração com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e com a Linha 8-Diamante, da CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino.

Com a ampliação de mais 4,5 km, levará o trem até Varginha, no extremo sul da capital. Quando estiver pronta, a linha terá  mais duas estações:  Mendes e Varginha, por onde deverão passar 110 mil usuários por dia.   A obra foi contratada por R$ 274 milhões e será executada pelos consórcios THS Esmeralda e TSC Linha 9-Esmeralda.  O valor do investimento total para o empreendimento está estimado em cerca de R$ 633 milhões.

A Linha 13-Jade terá 12 km de extensão, saindo da estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em direção a Guarulhos. O projeto prevê a construção de uma nova estação em Engenheiro Goulart e de duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O governo estadual prevê que a linha-13 entrará em operação em 2015 e deverá beneficiar, inicialmente, 120 mil usuários por dia. O valor da tarifa será de R$ 3.

As obras foram contratadas por R$ 1,1 bilhão.  Os consórcios que executarão o serviço são HFTS Jade e CST Linha 13-Jade. O investimento total estimado para implantação da nova linha é de R$ 2,1 bilhões. O projeto conta com financiamento internacional no valor de 550 milhões de euros, obtido junto à Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD).

Alckmin também deverá entregar os seis últimos trens da série 8000 para a Linha 8-Diamante, completando o lote de 36 trens fabricados pela CAF,  em Hortolândia (SP) e adquiridos por meio de Parceria Público Privada (PPP). Esses trens fazem parte dos 105 adquiridos para a CPTM, desde 2006, totalizando 96 novas composições em operação.

G1 – 22/09/2013

Comentário do SINFERP


Necessário lembrar de já existiu trem até Varginha.

4 comentários:

Anônimo disse...

Deve ser a décima cerimônia de entrega dos trens da série 8000, todos os trens já estão em operação comercial há quase seis meses, deprimente ver a população ser enganada assim. Para esse governo, a CPTM só serve para isso mesmo, ser usada politicamente da maneira mais rasteira possível.

SINFERP disse...

2014 se aproximando, Caro Anônimo. Põe rasteira nisso...

Anônimo disse...

se for contar todas as inauguraçoes que o picole de chuchu fez, teriamos pelo menos uns 50 trens serie 8000.

SINFERP disse...

Ou mais. Rsrsrsr