quarta-feira, 13 de março de 2013

Passageiros desmaiam em estação de trem da CPTM lotada


Três passageiros desmaiaram na plataforma de transferência da linha 9 dos trens de São Paulo (Osasco-Grajaú) e linha 4 do Metrô (Butantã-Luz), na estação Pinheiros, zona oeste. O problema ocorreu porque um alagamento interrompeu a circulação de trens da linha 8-diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), entre as estações Lapa e Palmeiras-Barra Funda, o que fez com que passageiros usassem essa transferência como uma rota alternativa para chegar ao centro.

Os passageiros embarcaram na linha 9 e desceram na estação Pinheiros, com destino à região central da cidade. No sentido contrário (Osasco) ocorreu o mesmo. Com isso, a passarela que liga os dois sistemas lotou e as pessoas não conseguiam acessar aos trens do Metrô e da CPTM.

Para piorar a situação, às 19h40, uma falha técnica em um trem da linha 4-amarela, que já circula sobrecarregada em dias comuns, obrigou as composições a circularam em velocidade reduzida.

Passageiros ouvidos pela Folha disseram que, na confusão, ao menos dez pessoas passaram mal e tiveram que ser socorridas por funcionários da estação.

"Estava difícil para respirar [na estação Pinheiros] porque a única saída de ar eram as escadas rolantes. Um dos médicos disse que se não abrissem as portas continuaria 'caindo gente' na estação'", contou Luís Renato Santos Ferreira Chaves, 25, que filmou um usuário sendo retirado de maca da estação.

Às 22h50, a circulação de trens funcionava em via única entre as estações Lapa e Barra Funda da linha 8-diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) por causa de um alagamento.

Por volta das 18h, a circulação foi completamente interrompida. Após a melhora no serviço, a SPTrans desativou o Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) às 20h25. A ação, com 30 ônibus, fez o transporte dos passageiros entre as estações Lapa e Barra Funda da linha 8-diamante por duas horas.

Às 22h30, o serviço já tinha sido normalizado na linha 7-rubi, linha 11-coral, e na linha 10-turquesa.

PREVISÃO

De acordo com o órgão, os próximos dias terão condições meteorológicas típicas de verão, com sol, variação de nuvens e temperaturas elevadas. Os termômetros devem oscilar entre 19°C e 30°C. Chuvas de verão devem atingir a região metropolitana no final do dia.

O tempo permanece instável no sábado (16), com temperaturas mínima de 19°C e máxima de 29°C. Ao final da tarde, deve aumentar a nebulosidade e há condições para pancadas de chuva forte.

Folha de São Paulo – Felipe Souza - 14/03/2013

Nenhum comentário: