sexta-feira, 15 de março de 2013

CPTM instala novo sistema de gestão de controle



A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) acaba de concluir a instalação de um novo sistema de gestão de controle na Linha 8 - Diamante, o ATS Rail 9000, da Invensys Rail.  A tecnologia permite, entre outras funções, o monitoramento automático, regulação e manutenção da linha a partir do Centro de Controle Operacional (CCO). 

O ATS Rail 9000 é um conjunto de subsistemas que consiste no Sistema de Controle de Tráfego Centralizado (CTC), Sistema Inteligente de Controle (SIREI) e Sistema de Suporte de Manutenção, integrando-os em uma única ferramenta de gestão.

A operadora paulista também planeja finalizar no primeiro semestre de 2014 a implantação completa do CBTC (Communication Based Train Control), considerado por diversos países como o mais inovador sistema de proteção e controle de linha, nos próximos meses.  O novo sistema da CPTM também está sendo fornecido pela Invensys Rail. O sistema CBTC está projetado e sendo instalado para funcionar em paralelo com o sistema de sinalização existente até sua completa instalação e posta em serviço operacional.

Revista Ferroviária – 15/03/2013

Comentário do SINFERP

Oba. Com a instalação desse novo sistema de gestão de controle, certamente acabam as falhas na linha 8-Diamante. Nem falhas, nem acidentes, nem distâncias arriscadas entre plataformas e portas, nem usuários se acotovelando nos embarques e desembarques, etc. Agora é só alegria. Não mais existirão problemas de tração, de via, de rede aérea, etc. Que bom. Será que o próximo passo é a aquisição de um sistema de controle de gestão?

12 comentários:

Anônimo disse...

Do que adianta ter um sistema desse com um trem deficiente como e esse CAF, a terceirizada da manutenção terá muitos problemas para liberar 32 dos 36 8000 no horário de pico como está no contrato. Vão sofrer ainda mais do que na época do 5000. Aliás os 5000 devolvidos pela terceirizada estão em um estado deplorável, não era obrigação desta devolver lá trens mesmo estado em que pegaram? Que bastidor forte esse CAF tem com a CPTM.

SINFERP disse...

Que vai dar zebra não temos nenhuma dúvida, Anônimo. A CPTM é a colcha de retalhos que conhecemos. Compra coisas novas, que não "conversam" com as menos novas e por ai vai. Compra até mesmo tecnologias obsoletas como sendo o the best, etc. Quanto a esse romance entre CAF e CPTM, é uma história a ser compreendida, não é? Também, é claro, o namoro com as terceirizadas.

Anônimo disse...

de 36 trens é capaz da c-trens "disponibilizar" 40. a mafia ali dentro da cptm é forte, toda cagada q essa empresa faz é passada um pano. os caras fazem manutençao nas coxas, a fiscalizaçao é falha e quando resolve pegar no pé, alguem lá em cima manda maneirar. e agora q vao entregar de vez a manutençao de pres. altino pra CAF, já q ali praticamente só tem 7000,7500 e 8000 (os 5000 ainda vai demorar pra rodar), vai ficar uma beleza para essa empresa espanhola de meia-tigela e para seus funcionarios idem, pq vai ser tudo empurrado com a barriga. aí na hora q der merda feia, adivinha quem a cptm e o picolé de chuchu vai culpar? a caf/c-trens e seus funcionarios? os gestores? o pessoal graudo q arrumou esse esquema tenebroso? claro q nao, vai sobrar para algum ferroviario da cptm. o ferroviario da cptm leva ferro até por erro q um terceirizado q tomou seu cometeu. essa é a nossa empresa

SINFERP disse...

Nós sabemos, Anônimo, mas a imprensa não está nem ai, o Ministério Público não está nem ai, Os deputados estaduais (e de todos os partidos) não estão nem ai... Quando dá alguma mer..., sobra para ferroviário, vândalo, sabotador, hacker, cracker e até mesmo para o usuário.

Anônimo disse...

Quando e que vão abrir a caixa preta desse saco de gatos chamados CPTM? Por que empresas como Tejofran, MPE e CAF faturam todas as licitações de grande porte da companhia? Estão para licitar a terceirização da superestrutura de todas as linhas da Cptm, adivinha quem vai levar esse licitações?

SINFERP disse...

Anônimo. Não existe ferroviário que não saiba disso. Todo mundo sabe disso. O problema é encontrar qual "autoridade" que tenha interesse em levantar essa lebre. Podemos dizer quem não se interessa: os deputados estaduais, o Ministério Público, a imprensa... Hum... será que esquecemos mais alguém?

Anônimo disse...

tejofran = familia covas, CAF = espanha, onde o PSDB costuma agraciar, inclusive FHC ganhou uma placa de lá. já a MPE ainda nao descobri o grau de parentesco. isso sem contar na SEPSA (q tem diretores da cptm como representantes aqui no brasil). a sujeira é grande. e lotear a empresa como estao fazendo, é melhor vender de uma vez. privatiza essa bomba, melhor do q entregar aos poucos. vai sobrar o q pra cptm, os maquinistas e o cco, os coitados q sofrem pressao pra operar essa bomba e já nao estao parando muita gente nesses postos?

SINFERP disse...

Ah, mas é claro que é sujeira grande. Põe grande nisso, motivo de ser tão blindada como é. Bem, veja o que fizeram e continuam fazendo conosco, não é? MPE e SEPSA? Hum... vale a pena descobrir mais sobre elas....

Anônimo disse...

Trem sucata 2100 da Cptm, CAF, Santander e Telefônica, realmente a Espanha atrai muitos tucanos. E não sabia desse lance da Sepsa, realmente estão lotando a companhia, e mais fácil e não gera o desgaste político de uma privatização.

SINFERP disse...

A história dos tucanos com empresas espanholas vem desde o famoso trem espanhol, que foi "doado" para a CPTM, mas nós, os contribuintes, pagamos pela reforma dele na Espanha. Quanto a essa Sepsa, vale a pena conhecer melhor. Estamos sendo privatizados pela beirada. A continuar nessa toada, e a CPTM será apenas a empresa administradora da operação. Esse é o golpe, Anônimo.

Anônimo disse...

A blindagem realmente e enorme, ministério público, tribunal de contas e de
deputados estaduais além da imprensa que dos grandes veículos de comunicação aos blogs e fóruns ferroviários amadores chapa branca (que vivem bajulando diretores e gerentes da CPTM e do Metrô em troca de mapas futuros do sistema e visitas em pátios e no CCO) fazem vista grossa desses absurdos que correm na CPTM. Triste, mas a luta deve seguir, um abraço.

SINFERP disse...

Somamos à sua lista até mesmo professor da USP e outros "especialistas" que gravitam em torno dos interesses do governo e da CPTM. No que depender do SINFERP a luta prossegue, Anônimo. Forte Abraço.