quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vereador propõe projeto de VLT para Araraquara (SP)


O vereador de Araraquara (SP) Elias Chediek se reuniu, na última segunda-feira (25), com o secretário municipal de Trânsito e Transportes da cidade, Mário Yamada, para apresentar projeto de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para Araraquara.

Na reunião, Chadiek pediu ao secretário que fossem feitos estudos para a implantação de um trajeto de 12 quilômetros entre os bairros de Jardim das Hortências e Pinheirinho, a partir da desativação da linha ferroviária que passa pelo centro da cidade. Os trilhos que passam por dentro de Araraquara serão desativados quando o contorno ferroviário estiver concluído.

Com nove quilômetros de extensão e um pátio de manobras com 27 quilômetros de trilhos, o contorno está com 80% das obras concluídas e tem previsão de entrega para maio deste ano.

Consultor técnico da Fepasa aposentado, Elias se considera um entusiasta das ferrovias e acredita que o projeto seria muito bom para a cidade. “Custaria muito mais caro arrancar os trilhos e recapear a pista para transformá-la em via para carros. Como ex-ferroviário, acredito que a implantação do VLT em Araraquara seria mais bem aproveitado pela população que uma avenida.”

Segundo Chediek, representantes da Tria, fabricante espanhola de VLTs, estiveram em Araraquara e demonstraram interesse em participar do projeto.

Revista Ferroviária – 27/02/2013

Comentário do SINFERP

Cansamos de apresentar essa mesma proposta para as cidades paulistas que querem remover trilhos em linhas desativadas. Embora seja louvável a proposta do vereador, sabemos que é imensa a campanha em favor da erradicação dos trilhos em Araraquara.

2 comentários:

Douglas disse...

Há muito tempo eu rezo para que o VLT de Araraquara-SP saia do papel.

SINFERP disse...

Ao que parece não sai. Pelo que sabemos o prefeito pretende remover os trilhos. Outra destinação para o leito da via, e não é difícil imaginar qual seja.