terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Trem-bala será feito com ou sem participação privada, diz EPL


Uma possível baixa participação privada na construção de infraestrutura para o trem-bala não inviabiliza o projeto que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, afirmou o presidente da EPL (Empresa Brasileira de Logística), Bernardo Figueiredo. 

"Nós estamos buscando trazer o máximo da participação privada, mas não colocamos isso como condição para fazer o projeto. Com a participação privada que for possível, nós vamos implementar esse projeto", disse ele, durante evento em São Paulo. 

Em setembro, o governo realizará a licitação para selecionar a tecnologia que será usada para operar o trem de alta velocidade. As propostas serão apresentadas em agosto. 

De acordo com Figueiredo, as empresas privadas -- que vão participar da licitação -- vão atuar na operação e no fornecimento de equipamentos, mas dependem da infraestrutura a ser construída. 

"Nós vamos tentar modelar isso para atrair a participação privada, mas nós não podemos deixar que o investidor sinta que há o risco de não ter infraestrutura. Caso não haja interesse da iniciativa privada, o governo vai fazer a infraestrutura", completou. 

Para Figueiredo, o trem-bala é essencial para o país, já que a demanda nesse trecho é alta. 

"(Sem o trem-bala) Teria que ter mais duas rodovias e dois ou três aeroportos como Congonhas e Santos Dumont. Isso não é viável", disse. 

Reuters - 05/02/2013

Comentário do SINFERP

Bernardo Figueiredo já fez de tudo para construir o TAV na base da PPP, mas nunca dá certo. Agora, o dinheiro público bancará a infraestrutura, e a iniciativa privada a tecnologia e a operação. Sabendo que a infraestrutura custa algo em torno de 70% do valor total da obra, não parece mais lógico o Estado assumir de vez o projeto do TAV? Pena a EMBRAER não ter levado a frente planos de construir trem de alta velocidade. Pena...

2 comentários:

Anônimo disse...

eles "nao tem" interesse no tav porque querem aumento no subsidio. esquece a incitiva privada , o interesse no tav é para o país, ou seja, interesse é publico, entao q seja feita pelo poder publico. a iniciativa prvada só tem interesse em lucrar.

SINFERP disse...

Sacanagem, Anônimo, será a infraestrutura do TAV paga com dinheiro público, e a exploração estar aos cuidados da iniciativa privada.