terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Falha em trem causa transtornos a usuários da linha 1-azul do metrô


Centenas de pessoas se aglomeraram na plataforma da estação Sé do metrô, na linha 1-azul, na manhã desta terça-feira, causando empurra-empurra e transtornos para os usuários.

O problema foi reflexo de uma falha na tração de uma das composições na estação Armênia, às 8h11. O trem com defeito foi esvaziado na estação Tiradentes e levado para o estacionamento da região seis minutos depois, segundo o Metrô.

Mesmo assim, por volta das 8h30, o problema refletiu em outros pontos. Na Sé, a plataforma permaneceu lotada de passageiros aguardando os trens.

As escadas de acesso à plataforma da linha azul pararam, pessoas sentaram no chão. Quando as composições começaram a funcionar houve tumulto na disputa de espaço, várias pessoas de espremiam para entrar no trem, reclamações, gritos, gente furando a fila de embarque e pulando as baias de organização.

No chão da estação havia usuários sentados aguardando o melhor momento para embarcar. A diarista Paula Souza, 36, se recusou a disputar um espaço e sentou no chão dizendo que temia passar mal na confusão.

Vários seguranças da estação tentavam controlar a situação. Ao lado da diarista, a estudante Alessandra César, 18, que tentava ir para a estação Paraíso disse que iria esperar a confusão diminuir para poder embarcar.

O auxiliar administrativo Bruno Gomes, 23, resignado, com fone de ouvidos, também aguardava há mais de 20 minutos a liberação da linha. "Não dá pra embarcar nessa confusão, vou esperar esvaziar um pouco, entrar assim é loucura, ir apertado, sofrendo" disse.

Segundo o Metrô, todos os usuários foram informados sobre o problema pelo serviço de som das estações, trens e também no site da companhia. A companhia informou ainda que o horário que ocorreu o problema contribuiu para o acúmulo de passageiro na plataforma.

Folha de São Paulo – MOACYR LOPES JUNIOR - 26/02/2013

Nenhum comentário: