segunda-feira, 7 de março de 2011

Saiba o que é VLT (Tramway)

VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou Tramway é um sistema que bem atende a oferta de transporte entre o metrô e o trem metropolitano. Necessariamente não precisa de faixa segregada (cercada) para circular (como no vídeo abaixo). Dependendo, entretanto, do grau de segregação e da tecnologia adotada, pode garantir uma capacidade de transporte variável entre 15 e 35 mil passageiros/hora/sentido (como o da foto). É, portanto, um meio de transporte de média capacidade.

Adapta-se perfeitamente ao meio urbano e paisagístico. Adequado para projetos de renovação urbana. Seguro, rápido, confortável e tem movimentos suaves. Compatível com áreas de pedestres, adapta-se muito bem ao meio urbano, com bom apelo estético. Limpo, relativamente silencioso e não poluente. Sobe rampas e realiza curvas inclusive fechadas. Tem ciclo de vida de mais de 30 anos.

Perfeito para ruas e avenidas (mediante instalação de trilhos e rede elétrica aérea) de longa extensão e sem cruzamentos, onde pode circular em corredor próprio, inclusive segregado, com estações abrigadas para os passageiros, condições que não são poucas na cidade de São Paulo, por exemplo. 

Excelente para substituir os corredores de ônibus (fura-fila) que nossos “especialistas” insistem em reeditar. Uma versão moderna dos antigos bondes? Sim, mas veja nos vídeos abaixo que maravilha, rodando na Holanda. O primeiro em versão urbana e o segundo em versão interurbana.







Não são nenhuma novidade no país. O trem de Campos do Jordão (SP) e do Corcovado (RJ) são VLTs. Antigos, eletrificados, e até hoje em operação..

Como se vê, São Paulo TREM Jeito

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o tem é a solução. O que se pergunta é por que as chamadas autoridades se encarregaram de matar as nossas ferrovias?

Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana - São Paulo TREM Jeito disse...

Boa noite, Anônimo. Porque apostaram todas as fichas no modelo rodoviário, e no transporte individual. Bem, deu no que vemos hoje.

Abraço