quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tecnologia tupiniquim do aeromóvel

O aeromóvel é um meio de transporte urbano automatizado, em via elevada, de concepção inteiramente brasileira, e que utiliza sistema de propulsão pneumática. Foi inventado pelo gaúcho Oskar H. W. Coester.

O projeto foi implementado com sucesso em 1989 em Jacarta (foto), capital da Indonésia. Desde 1983 se opera uma linha piloto em Porto Alegre, mas não foi além disso, ao menos até o presente.

O sistema foi concebido a partir de conceitos fundamentais da aviação, e baseia-se no princípio de redução do peso morto por passageiros transportados. Sua propulsão é pneumática, e se utiliza de gradientes de pressão que se estabelecem no interior de um duto localizado na via elevada logo abaixo dos carros, e que propelem o mesmo através do empuxo fornecido a uma aleta solidária ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos convencionais. O ar é insuflado pela ação de turbo-ventiladores contrífugos comerciais, de acionamento elétrico, dispostos em casas de máquinas localizadas em determinados pontos da linha.



Como se vê, O Brasil TREM Jeito, São Paulo TREM Jeito, e com tecnologia nacional.

Nenhum comentário: